O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, assinou, nessa quinta-feira (25), na Cidade Administrativa, protocolos de intenção para a instalação de 32 câmeras de videomonitoramento do Olho Vivo e a implantação de um Centro de Prevenção à Criminalidade (CPC) em Ribeirão das Neves como medidas preventivas para combater a violência no município.
O governador destacou a relevância da parceria com os municípios para assegurar o bom funcionamento do sistema de câmeras nas cidades mineiras. "Estamos implantando mais câmeras do que já temos em todo o Estado, instalado ao longo dos últimos anos, e sabemos que vamos precisar de mais. Quero deixar registrado o agradecimento do Estado aos municípios, porque eles serão parceiros fundamentais nesse trabalho, no acompanhamento e na manutenção dos equipamentos. É muito importante que haja essa integração entre o Estado e o município no sistema de segurança pública", destacou.
De acordo com o secretário de estado de defesa social, Rômulo Ferraz, o critério técnico adotado pelo Governo de Minas na seleção dos municípios beneficiados com as ações para reforço da segurança pública foram estritamente objetivos, sendo escolhidos municípios, que, do ponto de vista estatístico, são os que concatenam uma população na faixa de pelo menos 100 mil habitantes e índices de criminalidade, sobretudo, homicídios e crimes violentos contra o patrimônio, que estejam dentro dos maiores do Estado.
O secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, Luiz Carlos Godinho, comemorou a assinatura do termo e espera que a medida traga para Ribeirão das Neves os mesmos resultados que outras cidades obtiveram na segurança pública. "Em todos os municípios onde foram instaladas as câmeras, houve uma queda significativa na criminalidade e uma otimização das ações governamentais. As expectativas são boas para a segurança da cidade", ressaltou.