All for Joomla All for Webmasters

Cidade dos Meninos comemora 25 anos de história com 'Jubileu de Prata'

A Cidade dos Meninos comemora neste ano suas bodas de prata com grande evento comemorativo, o "Jubileu de prata", no dia 6 de março, a partir das 17h, na própria instituição. Nessa data é comemorado o lançamento da pedra fundamental da Cidade dos Meninos.

O evento vai contar com a presença de vários empresários que fizeram parte dessa história. A missa será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte Dom Walmor Oliveira Azevedo, e logo depois haverá uma sessão solene.

Em 2018 a Instituição completa 25 anos de formação moral e profissional de milhares de jovens. Muitos desses jovens se formaram e foram enfrentar os desafios da vida preparados, graças ao ensino oferecido nos espaços de formação da instituição, outros tantos se tornaram profissionais da própria escola.

História

A unidade com maior número de atendimentos do Sistema Divina Providência, a Cidade dos Meninos iniciou suas atividades em 1994, em Ribeirão das Neves. Com uma área de 540.000 m², a instituição possui uma excelente estrutura com quadras de esportes, igreja, escolas, auditório com capacidade para 2.000 pessoas, ginásio coberto e descoberto, vários alojamentos, salão de festas, oficinas profissionalizantes, fazenda-escola, campo de futebol, centro de treinamento esportivo, Escola de ensino fundamental e médio.

A instituição oferece aos adolescentes educação em tempo integral, moradia, alimentação, assistência odontológica, cultural, esporte, lazer, formação profissional, moral, humana e religiosa. A Cidade dos Meninos atua em regime de internato, semi-internato e externato e os estudantes participam de diversas atividades, preenchendo todo o tempo que passam na entidade, além de oferecer cursos a pessoas da sociedade civil de Ribeirão das Neves.

Esse processo contribui para a formação de futuros cidadãos de bem, promovendo impactos positivos na comunidade, atuando na prevenção do envolvimento desses adolescentes com o mundo das drogas, do álcool, da criminalidade, da marginalidade e prostituição.

A instituição também tem um restaurante popular que oferece comida nutritiva a preço popular disponível para os moradores e trabalhadores de Ribeirão das Neves.

Centro Infantil Divina Providência

Após ter consolidada a pedra fundamental da Cidade dos Meninos, foi a vez de implantar o Centro Infantil Divina Providência que iniciou suas atividades em julho de 2010 e está localizado dentro da Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo. A instituição atende crianças de 2 a 11 anos em período integral.

A entidade conta com uma boa estrutura, composta por salas de aula, refeitório com capacidade para atender até 1.000 crianças, biblioteca, auditório/capela, laboratórios de informática, salas de música, sala de vídeo, ginásio coberto, área recreativa, playground, piscinas, quadras, academia de judô e 35 casas-lar.

As atividades realizadas são voltadas para o desenvolvimento físico, social e cognitivo. A formação cultural é bastante presente, com aulas de arte, canto, coral, dança, violão e flauta. O objetivo é contribuir para a construção do conhecimento e desenvolvimento do potencial das crianças atendidas. O público são crianças de 2 a 11 anos provenientes de famílias em situação de risco de Ribeirão das Neves e região, são atendidas diariamente 900 crianças.

Muitas histórias

O que acontece com a Cidade dos Meninos é que quem foi um dia aluno volta para se tornar funcionário. É o caso de Robson Bastos, profissional que formou em Educação Física e da Cidade nunca saiu. "Comecei na Cidade dos Meninos como interno em 2000, desde então nunca mais sai daqui”. “Fui aluno, pai social, Coordenador da Casa da Juventude, hoje sou Coordenador de Esportes e formado em Educação Física, graças ao ensino oferecido pela Instituição", reiterou.

Planos para o futuro

Os próximos passos serão a construção dentro do espaço da Cidade dos Meninos de uma faculdade. Caso a criança entre no Centro Infantil e percorra o caminho natural de ir para a Cidade dos Meninos, logo após irá direto para os bancos acadêmicos da faculdade. A criança entrará com 2 anos de idade e sairá com 22 anos no mínimo com vários cursos, uma graduação e uma formação moral exemplar.

Melhores ONG’s do Brasil

Em 2017, a Associação de Promoção Humana Divina Providência, foi contemplada com o prêmio “Melhores ONGs Brasileiras para se Doar”. A iniciativa é da Revista Época, em parceria com o Instituto Doar.

0
0
0
s2smodern

bg contorno