Um grupo de pessoas que atuam em defesa dos animais lançou, neste domingo (7), em Ribeirão das Neves, a Assossiação "Amigos Sem Dono", que promete abraçar a causa dos animais abandonados na cidade. O evento aconteceu no estacionamento do restaurante Moinhos, no Centro de Ribeirão das Neves.
De acordo com Roberta Sapori, presidente da assossiação, o objetivo do grupo é atuar na conscientização e na educação contra os maus tratos e abandono, no controle da população e na adoção de animais. "A ideia surgiu a partir de protetores individuais, que já trabalhavam isoladamente na causa. Vamos juntar forças para cobrar do poder público, levar a conscientização às escolas e mobilizar a sociedade nesta causa", disse.
Apenas nesse domingo 44 animais ganharam um lar. No futuro, a assossiação vai ter uma sede para abrir as portas ao visitantes. Por enquanto, quem quiser participar fazendo doações ou apadrinhando animais pode procurar a página do "Amigos Sem Dono" no Facebook e no Instagram. Para adotar, é necessário ter mais de 18 anos, apresentar documentos pessoais e participar de uma entrevista.
Para Roberta, o apoio dos nevenses à causa é fundamental e tráz benefícios a todos. "Pedimos à população para juntar forças conosco. O animal abandonado suja a cidade e transmite doenças, atrapalha o trânsito e várias coisas ruins. Temos que unir o poder público com a sociedade civil para conseguir nossos objetivos", finalizou.