A Câmara Municipal de Ribeirão das Neves abriu suas portas nesse sábado (16) para uma Audiência Pública sobre o tema da Campanha da Fraternidade de 2013, Fraternidade e Juventude, para discutir as políticas públicas voltadas para os jovens na cidade. Estiveram presentes os vereadores Fabiano Diniz (PSB), autor do requerimento da Audiência, Lelo (PSB), presidente da Casa, Walter Bento (PCdoB), e os novatos Bruno Reges (PT) e Lourival (PDT). Também compuseram a mesa de trabalhos o secretário municipal de educação, Márcio Portes, e o deputado estadual Paulo Lamac (PT), além de padres e pastores.
O vereador Fabiano Diniz conduziu os trabalhos e fez uma apresentação sobre o tema da Juventude na cidade, citando a criação do conselho, em 2008, e a participação de representantes do município em fóruns sobre o tema. Segundo o vereador, as propostas para esta nova legislatura são reativar o conselho, parado há quase um ano; realizar a conferência municipal da Juventude; eleger representantes para a Conferência Estadual da Juventude; e incluir ações que integrem os jovens no Plano Plurianual (PPA).
Fabiano comentou sobre o momento da cidade e a expectativa de trabalho relacionados ao tema da campanha. "É um ano diferente, de novo governo, novo mandato, é um tema de muita importância na nossa cidade, tendo em vista que somos mais de 160 mil habitantes jovens na nossa cidade, então eu acho que é o momento de a gente reativar o conselho, priorizar as políticas públicas para os jovens", disse.
O vereador avaliou de forma positiva a Audiência Pública e revelou o que espera da administração municipal. "Eu achei muito positivo pela qualidade das pessoas, o entendimento (sobre o tema), a postura, a participação, eu avalio de forma muito positiva e, mais uma vez, de muita responsabilidade de entender que estamos no caminho certo. Queremos que o executivo nos atenda e priorize as política públicas voltadas para a juventude", finalizou.
O secretário de educação Márcio Portes ressaltou a determinação da prefeita Daniela Corrêa (PT) em transformar a cidade por meio da educação ampliando o acesso dos jovens a novas oportunidades de qualificação. "Não acredito em outro caminho para a juventude senão a educação. A partir de 2014, o IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais) terá capacidade de receber 1500 alunos a partir dos 15 anos de idade", declarou.
Já o deputado Paulo Lamac parabenizou o legislativo nevense por estar aberto e funcionando em pleno fim de semana e destacou algumas ações como parlamentar na Assembleia. "Presidi a comissão contra as drogas e a relação da juventude com essa 'praga'. Cuidar da juventude é cuidar da sociedade, pois a juventude é a nossa sociedade de amanhã", disse.