O Presídio Antônio Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves, realizou, nesta quinta-feira (12), mais uma doação de peixes criados por presos. Ao todo, 1,2 tonelada de tilápias foram doadas para o Banco de Alimentos do município, que fará a distribuição dos alimentos para instituições carentes.
Essa já é a terceira despesca realizada na unidade prisional. A última foi realizada no mês de abril e a primeira em fevereiro, ambas resultando na doação de uma tonelada de peixes cada. O projeto, que teve início em julho de 2011, é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que capacitou os presos em um curso de piscicultura. Nos treinamentos, os detentos aprenderam como tratar os animais, qual ração utilizar em cada fase da vida, como fazer a higienização do local e como realizar a correta retirada dos peixes.
Segundo a unidade prisional, mais dois tanques com 1,5 tonelada de peixes já estão sendo tratados. A previsão é de que a próxima despesca seja feita em dois meses.
Trabalho
Atualmente, oito presos estão envolvidos na criação de peixes no Presídio Antônio Dutra Ladeira. Pelo trabalho, eles recebem redução de pena: a cada três dias trabalhados, um dia a menos na sentença a ser cumprida.