Imagine se você morasse em um bairro cheio de entulho e lixo. Agora, imagine que nele a maioria das ruas seja de terra e as calçadas tenham sido substituídas por mato. Pense ainda que neste, tenha um sistema de esgoto deficiente e que ao chover as águas retornassem para dentro de sua casa. O que para alguns podem ter sido só imaginação, é realidade para os moradores do Bairro Elizabeth, na região de Justinópolis. Após a denúncia de um internauta do RN.net, fomos até o local para verificar a situação, ao chegar avistamos um cenário de total abandono.
A primeira moradora que conversamos foi Inês da Silva, uma senhora idosa de 64 anos, que reside há 14 anos no local. Revoltada com a situação, ela disse que a prefeitura e a Copasa deveria tomar uma atitude para ajudar a comunidade. "Aqui quando chove o esgoto vai todo para dentro da minha casa, além disso, meu marido é cadeirante e fica difícil passar nestas ruas com ele", disse. Ela ainda chama a atenção para a água de esgoto que mesmo sem chover estava correndo pela rua. "Olha as crianças brincando aqui, olha esta água de esgoto. É muito perigoso e podemos pegar até uma doença em contato com esse tipo de água", ressaltou.
O morador Wanderson de Souza, disse que tentou resolver a situação indo ao atendimento da Copasa, mas a empresa disse não poder fazer nada no momento para ajudar a comunidade. Desesperado com a situação ele mostrou o protocolo de reclamação da Copasa e um boletim de ocorrência feito pelos moradores na Polícia Cívil, porém até o momento nada foi feito. "A canalização do esgoto não suporta, se chover a água volta toda para a rua", disse.
O internauta que denunciou preferiu não se identificar, mas em um vídeo enviado para nossa equipe ele relata a falta de iluminação pública e de calçamento nas ruas, os lixos, entulhos e para piorar a falta de conscientização de alguns moradores que fazem do local um cemitério de animais. Outros moradores fizeram críticas ao descaso da prefeitura e dizem que várias reclamações foram feitas e que não tiveram retorno por parte do governo municipal.
O lixo e esgoto do local contribuem com a reprodução de aranhas, baratas, cobras, ratos e escorpiões. No local são jogados muitos objetos como potes, garrafas, latas entre outros recipientes que acumulam água da chuva, causando o medo da população de um surto de dengue.
Segundo a Regional Justinópolis, não há previsão de obras para o bairro Elizabeth. Enquanto isso os moradores aguardam uma parceria entre a Prefeitura e Copasa para solucionar os problemas da região.