Moradores do bairro Kátia, na região de Justinópolis, estão preocupados com as condições do córrego no final da Avenida Tiradentes. O mau cheiro do esgoto a céu aberto e o acúmulo de lixo no local ajudam na reprodução de baratas, aranhas, ratos e cobras, contribuindo com a disseminação dos insetos para as casas dos moradores mais próximos. A população que vive com o medo de diversas doenças, que podem ser causadas pela falta de saneamento básico, também teme um surto de dengue, uma vez que o ambiente é favorável a reprodução do mosquito Aedes aegypti.
Eloísa Pereira, uma das primeiras moradoras do bairro, contou que o córrego enche na época das chuvas. “Além das enchentes tem o problema do lixo jogado por alguns moradores que não são atendidos pela coleta seletiva devido às dificuldades dos caminhões em transitar nestas ruas”, disse.
O local possui muitos lotes invadidos e casas muito próximas do esgoto, tendo assim, que contar com a ajuda da população para levar o lixo até uma rua onde haja coleta.
Carla dos Santos, que mora no local há sete meses e disse estar espantada com o descaso da prefeitura. “Eles prometeram canalizar o córrego e até o momento nada. Só fica na promessa mesmo, aqui é cheio de ratos, sem falar no perigo de dengue e o mau cheiro”, disse.
Segundo a regional Justinópolis, antes das obras da Prefeitura são necessárias intervenções da Copasa. A regional afirmou que já existe projeto, mas não soube informar quando começa a ser executada a obra na região.
O setor de obras da regional informou ainda que a obra do córrego deve ser contemplada com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Porém, disse que não há previsão de liberação dos recursos e justificou dizendo que a obra tem um valor elevado, pois terão que desapropriar as casas da margem.
Enquanto isso não acontece, Eloísa Pereira pede que a Prefeitura faça ao menos o serviço de capinagem na região. Além do Kátia, o córrego ainda passa pelos bairros Elizabeth, Fortaleza e João de Deus causando o mesmo transtorno, de acordo com Eloíza.