Uma comissão denominada Unidade Gestora Local (UGL), formada por funcionários da administração municipal, vem discutindo e esclarecendo a população dos bairros Jardim Colonial e Rosaneves sobre a instalação de duas praças multiuso com recursos do Governo Federal nessas comunidades. No último sábado (21), o encontro aconteceu na Escola Municipal Hugo Augusto Guimarães, no Jardim Colonial.
De acordo com a coordenadora geral da UGL, Neide Castro, o objetivo dos encontros é promover a mobilização social para conscientizar os moradores a participar da gestão e conservação das praças, elegendo inclusive representantes comunitários para participar de cursos de capacitação.
O projeto das praças envolve ações nas áreas sociais, esportivas e culturais, com a instalação de quadras poliesportivas, pista de skate, playground, cineteatro, biblioteca, espaço para exposições, jogos de mesa, pista de caminhada, espaço verde, tele centro de inclusão digital e uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Serão cerca de 3 mil metros quadrados cada terreno (veja imagens do local abaixo), com mais de 1 mil metros quadrados construidos, com orçamento em torno de R$ 2 milhões.
Segundo a comissão, o debate com a sociedade faz parte do processo de implementação da praça, que prevê assinatura do convênio junto à Caixa até o fim de fevereiro e, a partir daí, abertura de todo o processo de licitação, que pode durar até 6 meses. A expectativa da UGL é de que as praças sejam inauguradas ainda em 2012.
O primeiro morador do bairro Jardim Colonial, Sr. Domício Oliveira, acredita que a praça trará muitos benefícios para a comunidade e promete arregaçar as mangas para ajudar. "A praça vai ser muito boa para o bairro, nós vamos lutar pela manutenção do espaço e tentar trazer agentes de segurança para atuar no combate às drogas no Colonial", afirmou.