O prefeito Walace Ventura analisou, a pedido do RIBEIRAODASNEVES.NET, a situação do município nessa data especial do 58º aniversário de emancipação. Abaixo, você confere a opinião do chefe do executivo nevense em relação a temas como saúde, educação e, principalmente, a economia.
Para nós é motivo de gratidão que um município com todas as dificuldades esteja sendo tão abençoado. Primeiro, por oportunidades, como na última semana, quando tivemos condição de trazer dois grandes centros de distribuição que vão ser implantados no município, o primeiro deles através da Atende, que trás as bandeiras da Sadia, Perdigão, Cotochés e Batavo, que irá acarretar num faturamento de mais de 80 milhões de reais por ano, além de cerca de 2500 empregos diretos e indiretos, aumentando o ICMS, que oportunamente poderá ser utilizado em saúde, educação, etc. Além dessa empresa, virá também toda distribuição do Martplus, do supermercado Epa, que também traduz nova expectativa de emprego e renda para a cidade, são mais de 500 empregos que vão ser gerados. Existe uma oportunidade ampla de apresentação de alguns projetos de desenvolvimento econômico para a instalação de empresas às margens da BR-040 em áreas que estão sendo caracterizadas como industriais na cidade. Eu vejo que é uma grande oportunidade no município.
Nós temos que comemorar a aquisição da Unidade de Pronto Atendimento em Justinópolis, nós assinamos um convênio para 2012 da construção da UPA da região do Veneza, reforma do Hospital São Judas, ou seja, são investimentos importantes no município que virão, e a gente sabe da necessidade de ampliação da infraestrutura que temos na cidade. Enfim, na saúde, na educação, na condição do dia-a-dia, da manutenção da cidade, nós temos procurado fazer todos os esforços e eu acho que o balanço do ano de 2011 é positivo a partir do momento que a gente tem os desafios, até mesmo em relação à crise, o município ganhou novo pavimento na região central, são esforços com recursos municipais que a gente tem conseguido, e o mesmo que fizemos nessa região nós faremos nos corredores centrais em Justinópolis. Enfim, a expectativa para 2012 é pra que a gente tenha a oportunidade de procurar fazer o melhor, nós vamos trabalhar até o último dia procurando cumprir os compromissos pelos quais nós fomos eleitos, e apesar de ser um ano de disputa eleitoral, eu não sou candidato, mas nós vamos contribuir para que de certa forma as eleições possam transcorrer da melhor maneira possível e o que nós podemos desejar é que haja muita saúde e paz para a população, muita prosperidade no ano de 2012.
Acho que Ribeirão das Neves tem tido olhares diferenciados por parte de instituições, de órgãos públicos e privados, a autoestima da população tem melhorado. Para se ter uma ideia, em 2005 nós tinhamos uma frota de 29 mil carros emplacados no município, hoje nós temos 70 mil, isso demonstra que a economia do município está melhorando. Empresas estão vindo para cá e irão melhorar o conceito e a imagem da cidade. Ribeirão das Neves tem que ser esse polo de atração de investimentos e de acertos administrativos que possam melhorar a qualidade de vida de população.
Foxconn
Estamos perseguindo uma empresa que se chama Foxconn, que é uma empresa chinesa que produz iPads, iPhones e outros suprimentos em informática, que é maior que a FIAT. Nós já tivemos duas vitórias, a primeira é que ela não viria para o Brasil e virá. A segunda é que tinham cinco estados disputando e ela vem para Minas Gerais. E nós estamos perseguindo a terceira (que é vir para Ribeirão das Neves). Já enviamos e-mail para a (presidente) Dilma, já tivemos com o ministro do Desenvolvimento Econômico (Fernando) Pimentel, a conversa já chegou ao governador do Estado. A empresa precisa de 1 milhão de metros quadrados, nós temos 1 milhão e meio. Logisticamente, nós estamos num lugar de fácil acesso. Eles precisam de energia, nós temos a 2,5 km uma subestação da Cemig. E eles precisam de água, e nós temos três nascentes dentro do terreno, que está registrado e escriturado em nome da prefeitura de Ribeirão das Neves, às margens da BR-040, logo após a saída do trevo, em direção ao condomínio Vale do Ouro, com mais de 1 (um) quilômetro de frente. Ou seja, todas as condições para que essa empresa venha nós temos. Logicamente que eles estão fazendo um estudo, dentro do estado de Minas Gerais, pra ver oportunamente aonde seria a melhor opção. Estamos pedindo a todos os atores envolvidos para nos ajudar, pois se quer salvar Ribeirão das Neves esta é a oportunidade. Caso a empresa venha, nós faremos tudo do ponto de vista administrativo para não perder essa oportunidade, pois além da Foxconn, uma série de empresas âncoras também virá a partir do momento que ela (Foxconn) vir. O nosso sonho para 2012 seria essa oportunidade de a cidade ter uma mudança de paradigma. Uma empresa desse porte causaria um impacto no PIB de 150 a 200 vezes maior.