Movimentos Populares realizaram, nesta quarta-feira (30), ato solene de comemoração a liberação da passarela na entrada do bairro Liberdade e prestaram homenagem aos familiares de vítima em acidentes de trânsito. Moradores dos bairros San Marino, Liberdade e adjacentes participaram da homenagem recordando os acidentes de 146 pessoas que morreram tentando fazer a travessia no trecho da BR 040.
Com fitas brancas amarradas no pulso para sinalizar a liberdade, lideranças comunitárias, jovens e crianças soltaram balões do alto da passarela em homenagem às famílias das vítimas.
De acordo com líder comunitária, Claúdia, do bairro Liberdade e voluntária do Movimento dos Usuários e Trabalhadores do Transporte Público de Ribeirão das Neves e RMBH, que organizou o evento, há 20 anos as comunidades da região reivindicam a instalação da passarela. Claúdia contou que um acidente em maio desse ano de um casal de idosos provocou várias manifestações da população, que exigiu providência imediata das autoridades. “Essa foi uma conquista muito significativa que fortaleceu o desejo da região de lutar por condição melhor de vida. Somos conscientes de nossos direitos e agora é trabalhar a conscientização dos moradores para utilização constante da passarela”, disse Cláudia.
A obra está em fase final de construção, mas o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) liberou a passagem aos moradores.
Para o presidente da Associação do bairro Liberdade, Rosinalvo Conceição de Oliveira, que há 17 anos mora no bairro, a passarela foi o melhor presente que a região já recebeu, depois de muitas lutas e sacrifícios da população.
Integrantes da Rede Nós Amamos Neves e Sindicato dos Rodoviários também participaram da homenagem.