Um desabafo feito por meio de redes sociais expõe o descontentamento e a indignação de contribuintes em relação aos métodos de cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) por parte da administração municipal. No registro analisado, uma moradora relata que a prefeitura local tem enviado dívidas do imposto diretamente para protesto em cartório, sem que haja uma notificação prévia aos cidadãos.
De acordo com o relato da munícipe, a falta de aviso pegou os moradores de surpresa, gerando custos adicionais significativos. "A prefeitura não notificou os moradores e mandou a dívida pro cartório. R$ 470,00 de cartório, mais o IPTU, mais o mesmo valor de juros", protesta. "Concordamos em pagar, mas poderia ter sido notificado", desabafa.
Dificuldades no atendimento ao consumidor
Além do problema com o fisco municipal, o relato aponta para falhas nos órgãos de proteção ao consumidor. Na mesma interação exposta a moradora critica o atendimento do Procon na cidade: "Alguém tem que ajudar o povo, o Procon não deixou minha mãe nem sentar pra reclamar".
A denúncia põe em xeque a eficiência dos canais públicos de suporte ao cidadão em momentos de vulnerabilidade financeira ou cobranças indevidas.

