Grude e vassoura. Foi o que a comunidade de Irmandade de N. Sra. do Rosário, em Justinópolis, em parceria com professores e alunos da Escola Guignard, da UEMG, precisaram para trazer a Ribeirão das Neves o Inside Out Project, um projeto do artista francês J.R. que acontece no mundo inteiro e surgiu a partir do desejo do francês em mudar o mundo por meio da arte.
A mostra de fotografias dos membros da própria comunidade foi pregada nos muros da E. E. Guerino Casassanta e na Cerâmica Braúnas, em formato lambe-lambe, e chamou bastante atenção do público. Quem passava de carro ou a pé ficava surpreso com as colagens do material feita pelos próprios integrantes do projeto.
Segundo a professora Rachel Costa, o objetivo da ação é mostrar a tradição de movimentos artísiticos e a sua diversidade entre o povo brasileiro, razões pelas quais a Irmandade N. Sra. do Rosário, em Justinópolis, foi a escolhida.
As fotos foram feitas por um grupo de 70 alunos, no dia 21 de abril, enviadas para impressão na França e, posteriormente, reenviadas ao Brasil. O fato de serem em preto e branco, segundo Rachel, serve para mostrar a igualdade entre as pessoas retratadas.
De acordo com o Capitão Dirceu, a participação da Irmandade foi muito boa, dando mais visibilidade às ações da entidade. "O pessoal ficou muito entusiasmado em participar e muita gente veio participar, dando uma repercusão muito bacana, tanto para os alunos da faculdade quanto para nós da Irmandade", comentou.
O Capitão destacou a necessidade de maior divulgação das ações desenvolvidas pela entidade, inclusive dentro da cidade. "Tem muita gente que não conhece a Irmandade, temos 123 anos de tradição em Ribeirão das Neves e estas ações nos valoriza cada vez mais, inclusive recebendo gente do Brasil inteiro e até da África", ressaltou.