Ribeirão das Neves recebe neste sábado (2) e domingo (3) o Inside out Project, um Projeto de Arte Global, que transforma mensagens de identidade pessoal em obras de arte. O projeto prevê que grupos ou indivíduos fotografem em preto e branco e enviem digitalmente para os organizadores na França. Lá são impressos cartazes em grandes formatos que são devolvidos à pessoa para serem colados posteriormente nas próprias comunidades de origem.
O projeto acontece no município por iniciativa das professoras Rachel Costa, Juliana Garcia e Janaína Melo, todas da escola Guignard. As educadoras já desenvolveram outros trabalhos com a Irmandade Nossa Senhora do Rosário, em Justinópolis, que também é parceira deste projeto.
As colagens acontecem na Cerâmica Braúnas e na Escola Estadual Guerino Casassanta e toda a comunidade está convidada. Segundo Rachel, a Irmandade do Rosário de Justinópolis foi escolhida por conjugar elementos das áreas em que ela, Juliana e Janaína lecionam. "Eu sou professora de estética, a Janaína de crítica de arte e a Juliana de folclore. Ela é quem já conhecia o pessoal da irmandade. Pensamos em mostrar uma comunidade que sobrevive com uma tradição de coletividade num espaço urbano", disse.
As fotos foram feitas, por um grupo de 70 alunos, no dia 21 de abril, após contatos com a irmandade sendo feitos desde janeiro. "Tentamos contemplar todas as pessoas que foram, enviando pelo menos uma foto de cada retratado e de cada autor. O que a gente vai colar na rua são só os cartazes gigantes, mas no site do projeto ficam registrados o nome do fotógrafo e o personagem retratado, quer dizer, é um painel mundial", comentou.