Uma tarde animadíssima com bebida gelada, tira-gosto do bom, samba de primeira e, claro, muita gente bonita e descontraída. Foi assim que aconteceu nesse domingo (25), na Petisqueira do Edésio, em Justinópolis, o 4º Encontro "Mais Que Amigos". As meninas do grupo "Samba de Comadre" animaram os presentes, que não queriam saber de arredar o pé.
E a tradição da festa não vem de hoje. A ideia surgiu em 2009, quando familiares, amigos, associados do clube Minas Gerais e comerciantes da região de Justinópolis reuniram-se para realizar uma confraternização com o tema Comida de Buteco. O sucesso foi tanto que os participantes decidiram realizar outros eventos, como o baile a fantasia e o samba de raiz, que fizeram aumentar o número de seguidores, nascendo assim o grupo Mais Que Amigos.
De acordo com Fernanda Ribeiro, uma das organizadoras do evento, além de estreitar os laços familiares e de amizade, o encontro contribui também para a promoção dos comerciantes e prestadores de serviços da região, através da distribuição de camisetas, bonés, copos, chaveiros e brindes ao público. Fernanda destaca também o ambiente familiar da festa, já que para participar, todo mundo precisa ter a indicação de um convidado da festa.
O proprietário da Petisqueira, Sr. Edésio Sampaio, conta que faz questão de manter no bar um ambiente tranquilo, onde trabalha sua família, para atender bem a clientela, que ele faz questão de ser recheada de amigos. Ele conta que trouxe sua experiência adquirida em outras cidades para Ribeirão das Neves por acreditar no potencial daqui. "Existem pessoas boas que saem daqui para ir para outros lugares. Eu tinha um bar normal, dispensei os fregueses pra começar tudo de novo", conta.
O ambiente revela as principais paixões do Sr. Edésio - as artes, as plantas e a cozinha. A decoração é composta basicamente por artesanato e objetos antigos. A ornamentação fica por conta de palmeiras e muito verde. E a cozinha, claro, é de responsabilidade do próprio Edésio e de sua esposa, que preparam quitutes de dar água na boa. "O bar é conhecido pela cerveja gelada e pela comida boa, onde os filhos das pessoas são bem tratados e ficam à vontade, bem acolhidos", destaca.
O empresário Junior, de 30 anos, sempre frequenta o bar e, junto com a esposa, foi conferir a festa. "Venho pelas companhias, cerveja gelada e o ambiente família. Quero agradecer as pessoas pois é um lugar de qualidade que gosto de vir sempre", destacou. Já o gerente Bruno, de 28 anos, esteve no Encontro com a esposa pela 1ª vez por influência dos amigos. "Enquanto falam que Ribeirão das Neves tem muita pobreza, cadeias, e etc, temos um lugar simples e completamente agradável. Sensacional", pondera.
Responsáveis pela animação contagiante que tomou conta do Encontro, as meninas do Samba de Comadre contaram um pouco da história do grupo durante a pausa no show. Segundo a vocalista Cláudia Costa, elas se encontraram num aniversário de um amigo em comum e resolveram, de propósito, formar um time só de mulheres. Recentemente, elas gravaram o 1º CD, com influências de Beth Carvalho e Jorge Aragão, além de três canções autorais. Segundo Cláudia, foi uma satisfação muito grande tocar no Mais Que Amigos: "Se a gente puder ter sempre essa energia bacana, com o pessoal se envolvendo, tocar fica ainda mais prazeroso", vibrou.
Devido ao sucesso do Encontro, a produção já está se mobilizando para, no próximo mês, fazer mais uma edição da festa, em um local maior para receber ainda mais pessoas.