Brasil e Portugal se enfrentaram na cidade de Durban nesta sexta-feira, em jogo válido pela terceira rodada do grupo G, Copa do Mundo da África do Sul. As duas seleções entraram com a ausência de alguns jogadores considerados titulares. Pelo lado de Portugal, o técnico Carlos Queiroz poupou os jogadores que estavam pendurados por causa de cartões amarelos. Pelo lado verde e amarelo, o técnico Dunga não contou com Kaká e Elano contundidos, além de Robinho que foi poupado
O jogo
O Brasil começou o jogo partindo para o ataque e com menos de 2 minutos de jogo já havia forçado a seleção Portuguesa a ceder 2 escanteios. O lance de maior perigo aconteceu aos 5 minutos. Daniel Alves recebeu uma bola na intermediária, aproveitou o clarão à sua frente e bateu forte. A bola saiu com perigo à direita do goleiro.
Aos 17 minutos, a seleção Portuguesa ameaçou a meta do goleiro Júlio César. Fábio Coentrão avançou pela ponta esquerda e cruzou na entrada da grande, encontrando Thiado Mendes que chutou com perigo à esquerda do gol Brasileiro.
Aos 30 minutos, o lance de maior perigo na partida. O atacante Nilmar recebeu lançamento pelo lado esquerdo da pequena área, e bateu de primeira no canto alto do goleiro Eduardo. No lance o goleiro da seleção Portuguesa espalmou e ainda contou com a ajuda do travessão para evitar o primeiro gol Brasileiro.
Aos 38 minutos, o Brasil voltou a ameaçar o gol adversário. Maicon avançou em velocidade pela ponta fez um belo cruzamento, encontrando a cabeça de Luiz Fabiano. O atacante cabeceou para o chão e quase entrou no ângulo superior direito do goleiro Eduardo, que já estava batido no lance.
O ponto negativo do primeiro tempo foi a violência dos jogadores das duas equipes que abusaram do direito de fazer faltas violentas. Para coibir a violência, só no primeiro tempo o árbitro Mexicano distribui 7 cartões amarelos.
Segundo tempo
No início do segundo tempo, a seleção de Portugal voltou com mais disposição para atacar, adotando uma postura tática bastante diferente do primeiro tempo. O atacante Cristiano Ronaldo foi o jogador que chegou com mais perigo, nas duas vezes em que foi lançado pela ponta esquerda do ataque lusitano. Sorte da seleção Brasileira que conseguiu cortar as duas investidas de Portugal.
Aos 15 minutos, uma jogada brilhante de Cristiano Ronaldo quase resultou no primeiro gol de Portugal. O atacante português fez fila na defesa Brasileira e cruzou para o meio da pequena área. Do lado esquerdo fechava Raul Meireles que foi impedido pelo goleiro Júlio César de fazer o primeiro gol. O goleiro Brasileiro fez a melhor defesa do jogo.
Aos 31 minutos Portugal chegou novamente em cruzamento para o meio da área. Cristiano Ronaldo bateu por cima da meta Brasileira.
A seleção Brasileira não conseguiu fazer o goleiro Eduardo trabalhar durante boa parte do segundo tempo. Não satisfeito com a atuação Brasileira, o técnico Dunga tirou o meia Júlio Batista e colocou o meia Ramires, tentando dar maior velocidade ao meio de campo do Brasil.
A partir dos 39 minutos, a seleção Brasileira passou a tocar a bola, já satisfeito com o resultado, o que lhe garantiu o primeiro lugar do grupo G com 7 pontos.
Apesar de estar satisfeito com o resultado, aos 45 minutos o meia Ramires recebeu uma bola no meio da intermediária, viu o goleiro adiantado e resolveu arriscar o chute. A bola desviou em um zagueiro e quase enganou o goleiro Português que teve que se esticar para evitar o gol Brasileiro.
Portugal resolveu arriscar um ataque aos 48 minutos, e a seleção brasileira teve que contar com a excelente fase do goleiro Brasileiro para fazer grande defesa e evitar a derrota Brasileira.
Com o empate sem gols, a seleção Brasileira garantiu o primeiro lugar do grupo G, e fica esperando do resultado do jogo entre Espanha e Chile, para saber qual adversário vai enfrentar na próxima segunda-feira as 15h30min na cidade de Johanesburgo.
Ficha técnica
Portugal 0 x 0 Brasil
Motivo: 3ª rodada do grupo G – Copa do Mundo 2010.
Local: Estádio Moses Mabhida
Portugal: Eduardo; Ricardo Costa, Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Duda (Simão); Danny Miguel, Pepe (Pedro Mendes), Raul Meireles (Miguel Veloso) e Thiago Mendes; Fabio Coentrão e Cristiano Ronaldo. Técnico: Carlos Queiroz.
Brasil: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo (Josué), Daniel Alves e Júlio Batista (Ramires); Luis Fabiano (Grafite) e Nilmar. Técnico: Dunga
Cartões Amarelos: Luiz Fabiano, Juan, Felipe Melo (Brasil), Duda, Thiago Mendes, Pepe, Fábio Coentrão (Portugal).
Público: 62.712
Árbitro: Árbitro: Benito Archundia (México). Auxiliares: Hector Vergara (México) e Marvin Torrentera (México).