Em jogo válido pela segunda rodada do grupo G da Copa do Mundo, na África do Sul, a seleção Brasileira enfrentou a seleção da Costa do Marfim na capital Johanesburgo em busca da classificação, com o estádio Soccer City com um público ocupando toda sua capacidade.
Nas tribunas do estádio, o presidente da Fifa Joseph Blater, Michel Platini, Luiz Figo e Z prestigiaram a partida, acompanhados da lenda do futebol, Edson Arantes do Nascimento, Pelé.
O jogo
O Brasil começou mostrando aos elefantes que o jogo não seria fácil, e em um rápido contra-ataque, o Brasil quase abriu o placar com o atacante Robinho chutando por cima do gol adversário, antes do primeiro minuto de jogo.
A primeira vez que a Costa do Marfim ameaçou chegar ao ataque foi só aos 5 minutos, mas o goleiro Júlio César chegou primeiro que o atacante Drogba, e fez a defesa, evitando que o atacante chutasse para o gol.
Aos 12 minutos, o selecionado Marfinense teve oportunidade de abrir o placar em cobrança de falta. Drogba cobrou com imperfeição, por cima do gol de Júlio César, sem nenhum perigo para o goleiro Brasileiro. Aos 14, Drogba obrigou o goleiro Brasileiro a fazer grande defesa. O atacante cobrou falta pelo lado esquerdo, próximo à bandeira de escanteio, colocando a bola no meio da pequena área. Júlio César socou a bola colocando para fora da área.
Os primeiros 20 minutos da seleção Brasileira não foi dos melhores. A equipe não se acertou, e o goleiro Barry não fez nenhuma defesa, lembrando o início do primeiro jogo da equipe de Dunga nesta Copa do Mundo. A primeira defesa do goleiro adversário aconteceu aos 21 minutos, quando cortou um cruzamento feito em cobrança de escanteio.
Aos 24 minutos, o atacante Luiz Fabiano desencantou na copa do mundo e marcou o seu primeiro gol. O atacante foi lançado na entrada da pequena área, após troca de passe entre Robinho e Kaká, passou pelo zagueiro e chutou no canto esquerdo alto, sem chances de defesa para o goleiro Barry, inaugurando o placar para a seleção Brasileira. 1x0.
Na comemoração, o jogador Luiz Fabiano mostrou o número 6 com as mãos, em alusão ao hexacampeonato que o Brasil está buscando nesta edição da Copa do Mundo.
O gol Brasileiro parece ter inibido a equipe de Drogba, que parou de atacar. Além disso, após o primeiro gol do Brasil, a seleção de Costa do Marfim se utilizou do recurso de cometer faltas violentas, para impedir as arrancadas do time Brasileiro. Em uma dessas faltas, o lateral esquerdo Tiéné, recebeu cartão amarelo.
Aos 38 minutos, o goleiro Júlio por pouco não foi enganado pela Jabulani. Yaya Touré arriscou um chute de fora da área. A bola bateu no chão, mas, o goleiro Brasileiro fez boa defesa.
Segundo tempo
O Segundo tempo teve inicio com as duas equipes sem nenhuma alteração. O técnico Sven-Göran Eriksson apostou na formação inicial de sua equipe, para poder buscar o empate.
Aos 6 minutos, o atacante Luiz Fabiano mostrou que está mesmo com a cabeça totalmente ligada na Copa do Mundo. O atacante recebeu uma bola lançada do campo de defesa Brasileiro, aplicou um lençol em dois defensores Marfinenses, driblou um terceiro zagueiro e na saída do goleiro, chutou rasteiro sem chances de defesa, marcando um belíssimo gol, o segundo do atacante no jogo. 2x0.
A seleção africana respondeu rápido. Aos 7 minutos o atacante Didier Drogba teve a maior oportunidade do jogo em favor da Costa do Marfim. O atacante recebeu lançamento na grande área e cabeceou no canto esquerdo do goleiro Júlio César. A bola passou rente à trave esquerda da meta Brasileira.
Aos 17 minutos Kaká fez sua melhor jogada da Copa. O jogador avançou pela linha de fundo, passou pelo defensor e cruzou para o meio da pequena área encontrando os pés de Elano que mandou para o fundo das redes, marcando seu segundo gol na Copa. 3x0.
Aos 20 minutos o meia Elano sofreu falta violenta. O jogador sofreu uma solada na canela direita e teve que ser substituído. O jogador saiu carregado de campo. No lugar dele entrou o lateral Daniel Alves, que também joga no meio de campo.
Aos 33 minutos, a seleção Marfinense diminuiu o placar. O atacante Drogba recebeu bola cruzada no meio da pequena área, infiltrou entre os zagueiros brasileiros que pararam no lance pedindo impedimento, e cabeceou no canto esquerdo de Júlio César, sem chances de defesa. 3x1
Aos 43 minutos, os jogadores provocaram uma confusão generalizada por causa das faltas violentas. Aos 44 minutos, o meia Kaká fez falta no jogador Africano, e devido que fez grande encenação. Como já tinha recebido cartão amarelo alguns minutos antes, o jogador Brasileiro recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.
O jogo seguiu com lances perigosos, mas terminou com o placar de 3 x 1 a favor do seleção canarinho. O Brasil volta a jogar na próxima sexta-feira as 11 horas da manhã contra a seleção de Portugal.
Ficha do Jogo
Brasil 3 x 0 Costa do Marfim
Motivo: 2ª rodada do grupo G – Copa do Mundo 2010.
Local: Estádio Soccer City – Johanesburgo – África do Sul.
Arbitro: Stephane Lannoy (França).
Auxiliares: Eric Dansault (França) e Laurent Ugo (França).
Público: 84.455
Gols: Luiz Fabiano (24 min./1º T, 6 min./2 º T), Elano (17 min./2 º).
Cartões Amarelos: Tiéné, Keita, Tioté (Costa do Marfim), Kaká (Brasil).
Cartões Vermelhos: Kaká (Brasil)
Brasil: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano (Daniel Alves) e Kaká; Robinho (Ramires) e Luiz Fabiano. Técnico: Dunga.
Costa do Marfim: Barry; Demel, Zokora, Kolo Touré e Tiéné; Yaya Touré, Tioté, Eboué (Romaric) e Dindane (Gervino); Drogba e Kalou (Keita). Técnico: Sven-Göran Eriksson