O Brasil voltou a jogar em uma copa do mundo e não decepcionou o público Brasileiro. Jogando no estádio Ellis Park, na cidade de Johanesburgo, África do Sul, o selecionado Brasileiro iniciou sua caminhada rumo ao hexa, com uma vitória por um placar magro. O torcedor esperava que o placar fosse elástico, já que o adversário se tratava de uma seleção com pouca expressão.
Aos 6 minutos, Elano deu o primeiro chute a gol do Brasil na Copa do Mundo. A bola passou no canto direito alto do goleiro. Aos 7 minutos, Robinho chutou com perigo pelo lado esquerdo do goleiro.
Aos 10 minutos, a Coréia do norte chegou pela primeira vez, em chute de Tae-Se, o astro Coreano, conhecido como o Roney Asiático.
Já na metade do primeiro tempo, o Brasil mantinha a posse de bola, mas jogadores de quem se esperava muito como Kaká e Luiz Fabiano, não apresentavam bom futebol. A Coréia, quando descia ao ataque não oferecia perigo porque não acertava o passe final. Sendo assim, o Brasil dominava o território, mas o domínio não se traduzia em jogadas de gol.
Aos 27 minutos aconteceu o primeiro escanteio da partida, a favor do Brasil. O lateral Maicon chutou de fora da área, obrigando o goleiro a colocar para escanteio. Na cobrança, o Brasil desperdiçou a chance de colocar a bola na área para o cabeceio.
Aos 34 minutos, o lateral esquerdo Michel Bastos tentou um chute de fora da área, assustando o goleiro Ri Myong-Guk. A bola só não foi no gol porque foi desviada pelo defensor da Coréia.
Segundo Tempo
Na volta do segundo tempo, o técnico Dunga voltou com a mesma formação do primeiro tempo, na tentativa de buscar o gol brasileiro.
Aos 4 minutos aconteceu a chance de maior perigo para o Brasil. A meia Kaká foi derrubado na entrada da meia lua da grande área. Na batida, Michel Bastos bateu e a bola passou por cima da meta do goleiro Coreano My.
Aos 7 minutos, Robinho acertou um grande chute de fora da área e chutou cruzado. A bola passou caprichosamente à direta do goleiro, rente à trave.
Aos 10 minutos, Maicon recebeu lançamento de Elano, avançou pela ponta direita, e da entrada da grande área, sem ângulo, chutou para marcar o primeiro gol do Brasil na Copa do Mundo 2010, contando com uma curva da bola para enganar o goleiro Coreano. 1x0
Aos 15 minutos o Brasil quase ampliou com um grande chute de Michel Bastos de fora da área. O goleiro tentou encaixar e deu rebote, não aproveitado pela seleção Brasileira.
Aos 18 minutos Luiz Fabiano recebeu grande lançamento de Robinho no meio da grande área, na marca do pênalti. O atacante tirou do zagueiro, e chutou torto, com a bola passando por cima do gol, na chance mais esclarecida do Brasil com Luiz Fabiano.
Aos 25 minutos do segundo tempo, Robinho lançou Elano no meio da zaga Coreano. O meia brasileiro não titubeou e chutou na saída do goleiro, ampliando o placar da partida. 2x0. O goleiro Júlio César voltou a pegar na bola aos 36 minutos do segundo tempo, em um cruzamento despretensioso do goleiro Coreano.
Aos 39 minutos, Nilmar recebeu cruzamento de Naicon e por pouco não ampliou o marcador. O atacante recebeu no meio da grande área, matou no peito e bateu no meio do gol, para defesa do goleiro.
Aos 40 minutos a Coréia respondeu rápido com o atacante Tae-Se. Mas, o zagueiro Juan chegou à frente e tirou dos pés do atacante.
Aos 43 a Coréia respondeu e marcou seu primeiro gol. O atacante Yun Nam recebeu passe e chutou na saída do goleiro Júlio César. 2x1
Ficha Técnica
Motivo: 1º Jogo da Seleção Brasileira pelo Grupo G
Local: Estádio Ellis Park – Johanesburgo-Africa do Sul
Árbitro: Viktor Kassai (HUN). Assistentes: Gabor Eros (HUN) e Tibor Vamos (HUN).
Público: 54.331 pagantes.
Cartão Amarelo: Ramires (Brasil).
Gol: Maicon (10 min./2º T), Elano (25 min./2º T), Yun Nam (43 min./2º T).
Brasil: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Elano (Daniel Alves), Felipe Melo (Ramires), Gilberto Silva e Kaká (Nilmar); Luís Fabiano e Robinho. Técnico: Dunga.
Coreia do Norte: Myong-Guk Ri; Chol-Jin Pak, Jun-Il Ri, Pak Nam-Chol e Jong-Hyok Cha; Yun-Nam Ji, In-Guk Mun (Kim Kum-Il), Ahn Young-Hak e Hong Yong-Jo; Kwang-Chon Ri e Jong Tae-Se. Técnico: Kim Jong Hun.