Durante quatro dias os advogados de uma imobiliária irão à Defensoria Pública para mediação de acordo extrajudicial com mutuários inadimplentes. A mediação será feita pelos Defensores Adriana Passos Rezende Peixoto e Estêvão Machado de Assis Carvalho, que atuam na área cível.
A Defensoria vem realizando acordos judiciais entre as partes. Na maioria deles, o valor que já foi pago pelo morador é utilizado como entrada para um novo financiamento com parcelas que se ajustam a condição do morador e, assim, ele permanece no imóvel.
Antes, quando não eram realizados acordos, o morador recebia o que havia pago, mais uma indenização referente ao que construiu no lote. Entretanto, era obrigado a deixar a propriedade.
Segundo o Defensor Público Estêvão Machado de Assis Carvalho, o mutirão pretende acordar cerca de 50 ações de rescisão de contrato cumulada com reintegração de posse. “Desta forma pretendemos evitar que as pessoas que pagaram uma parte do seu imóvel percam esse valor para e a sua residência” disse o Defensor.