O Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) vai receber uma nova subestação de energia, que está sendo construída no bairro Serra Verde, nas proximidades da Cidade Administrativa. Com previsão para entrega em julho, a SE Serra Verde tem um investimento de R$ 42 milhões da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
A instalação foi projetada para ser uma das mais modernas, seguras e automatizadas da RMBH, pois é “abrigada” (protegida por uma construção de alvenaria) e totalmente equipada com tecnologia digital, além de contar com saída subterrânea de todos os seus oito alimentadores e ter o seu fornecimento garantido por quatro diferentes linhas de transmissão, o que possibilita uma rápida ação de restabelecimento em caso de emergências.
Já prevendo o crescimento da região nos próximos dez anos, devido à inauguração da sede do Governo de Minas e, também, por causa da expansão do Aeroporto Internacional, a nova SE está sendo implantada na divisa entre a capital e o município de Vespasiano, e irá suprir também as demandas das cidades do vetor norte da RMBH.
Com capacidade para fornecimento de 120 MVA até 2020, a nova central de energia poderá atender até 250 mil consumidores e expandir suas instalações para até 15 alimentadores. “Além de abastecer a Cidade Administrativa e os bairros do entorno, a subestação fornecerá energia para os municípios de Vespasiano, Santa Luzia, Ribeirão das Neves e Lagoa Santa, atendendo assim ao crescimento da demanda na região e melhorando a qualidade do fornecimento de energia”, explica o gestor do empreendimento pela Cemig, Ivan Mello Alves.
Agência Minas