A Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão das Neves emitiu uma convocação, nesta quarta-feira (19), solicitando que as pessoas que estiveram presentes no último dia 15 de Outubro, em uma festa de casamento no Sítio Recanto da Vida, na Av. Denise Cristina da Rocha, 2192, em Justinópolis, compareçam, o mais rápido possível, à Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, portando cartão de vacina, para receberem esclarecimentos quanto à necessidade ou não de receberem a dose contra o sarampo.
De acordo com a Prefeitura, esta ação tem o objetivo de prevenir os participantes da festa contra o sarampo, já que naquela ocasião estava presente um cidadão, de nacionalidade francesa, que já chegou ao Brasil apresentando sintomas da doença, posteriormente confirmada através de exames realizados durante sua internação em Belo Horizonte.
O francês é mantido isolado no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte, desde a última segunda-feira (17). Segundo a Secretaria de Saúde da capital, ele passa bem. A companheira do francês recebeu a dose da vacina.
Desde 1999, Minas Gerais não registra casos da doença. A última contaminação no Brasil foi em 2000, no Mato Grosso do Sul. As notificações recentes foram de pacientes vindos de outros países. Não existe tratamento para o sarampo. A gravidade da doença varia de caso a caso de acordo com complicações que podem surgir como infecções bacterianas, pneumonia e encefalite.