Por Paulo Damasceno
Olá Nação Azul. Demos, enfim, o primeiro passo, meio capenga, mas foi. Neste domingo, encaramos o frango carijó. E frango é frango, por isso vencemos. Mas infelizmente ainda não convencemos.
No jogo, que teve inicio às 17 horas na Arena do Jacaré, o time entrou em campo com Fábio, Marcos, Leo, Victorino e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Marcelo Oliveira, Roger e Montillo; Wellington Paulista e Anselmo Ramon.
O Tupi veio precisando de um resultado positivo para afastar a crise após duas derrotas. o time tinha grandes expectativas para o campeonato, já que é o atual campeão Brasileiro da 4ª divisão, conseguindo o acesso para a 3ª e com promessa de grande temporada.
O jogo começou quente e parecia que a Raposa iria Atropelar, já que logo aos 3 minutos em boa cobrança de falta de Roger, Wellington Paulista marcou 1x0 para o Cruzeiro, mas ficou só nisso. Apesar de o adversário não oferecer grande perigo no primeiro tempo, a nossa equipe se mostrou apática em campo e cometendo os mesmos erros. O lateral marcos passou um primeiro tempo discreto até demais, Diego Renan continua o mesmo, não ataca e não defende, mas agora na esquerda, e o meio de campo continuou desarticulado.
Agora com o Showman Roger, que deu um toque de bola melhor ao time, mas que no primeiro tempo não foi suficiente para elevar o nível do futebol apresentado. Esse mesmo Roger perdeu um gol aos 13 minutos, depois de uma bela triangulação com Montillo e Anselmo Ramon, e aos 45 minutos recebeu cartão amarelo por cera (?!) - realmente é um Showman. Assim termina um triste primeiro tempo, saímos vencendo mas de forma nenhuma convencemos.
No segundo tempo, começamos ainda piores do que terminamos o primeiro. A equipe do Tupi começou a gostar do jogo e passamos a depender diretamente do goleiro Fábio, que fez defesas milagrosas, principalmente nos chutes do meia Michel, que em um destes obrigou o goleiro cruze3irense a fazer a melhor defesa do jogo, espalmando a bola para a trave e no rebote ainda salvar mais um chute do atacante do Tupi. E nossa defesa, como sempre, assistindo de camarote nosso goleiro trabalhar.
Aos 14 minutos começam as mudanças. O treinador fez duas substituições tirando Wellington Paulista e colocando o estreante Walter, e recebeu o recado da torcida, que gritou “BURRO, BURRO, BURRO”, e também tirou Marcelo Oliveira, que ainda não disse a que veio, colocando Rudnei. Felizmente, as substituições surtiram efeito e o Cruzeiro voltou para o jogo. E, com a participação dos dois que haviam entrado, o time celeste chegou ao segundo gol em cruzamento de Walter, que o volante Rudnei dominou no peito e enfiou na área para Anselmo Ramon marcar 2x0 aos 22 minutos. No ataque seguinte, em bola enfiada de Montillo para Marcos, o lateral fez um belo cruzamento e novamente Anselmo Ramon, sozinho na pequena área, marcou de cabeça 3x0 para o Cruzeiro aos 24 minutos e acabou de vez com o ímpeto do adversário. O mesmo Anselmo Ramon foi substituído por Wallyson, que visivelmente fora de forma, não agregou melhorias ao time. Depois disso, o cruzeiro trocou alguns passes, mas ficou apenas nisso.
Aapesar dos 3x0, o time ainda não convenceu. Mesmo tendo realmente jogado melhor, este não é o time que nos dará grandes alegrias este ano. Ao menos podemos ver em campo o atacante Walter, que se mostrou disposto a ajudar, o volante Rudnei, que entrou muito bem, e o goleiro Fábio, que continua a prestar muito bem seus serviços, principalmente nos momentos críticos do jogo.
Mas infelizmente nosso treinador disse que “gostou do que viu, pois o time dominou a partida”. Então não vimos o mesmo jogo, precisamos ser realistas, nosso comandante não pode jamais considerar essa partida como boa. Vencemos sim, tiramos um peso, mas não jogamos ainda sequer um bom futebol, e nós, a China Azul, ainda estamos aguardando realmente um bom jogo. Quem sabe na próxima quinta-feira, contra a equipe do Nacional?! Vamos aguardar!
De toda forma, vencemos um galo, mais uma vez!
Grande abraço nação, e até a próxima.