Janeiro começou com a apresentação da companhia paulista Cia São Jorge de Variedades com a peça 'O santo guerreiro e o herói desajustado', trazendo dramaturgia pulsante e criação colaborativa no Pátio da Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade. Outra atração teatral foi o Galpão Cine Horto, que apresentou o projeto “Dia do Teatro: do raiar ao pôr-do-sol”, oferecendo um dia inteiro de espetáculos gratuitos, para mais de 500 pessoas, que assistiram a três espetáculos: “Arande Gróvore”, “Circo do Lixo” e “Sonho de uma noite de São João” na Praça Central da cidade.
Em fevereiro, o Coletivo Semifusa anunciou o Grito Rock 2011, maior festival integrado das Américas, com a presença duas bandas nevenses, 'Se7ima' e 'Karkaça', escolhidas pela votação do público e dos próprios músicos, e mais o grupo de rap 'Versos Reais', e três bandas de outras cidades: 'Aeromoças e Tenistas Russas' (São Carlos – SP), 'Mekanos' (Poços de Caldas – MG) e 'Avoid the Pain' (Belo Horizonte – MG).
Chegado Março, nem São Pedro calou Ribeirão das Neves no sábado de carnaval. A chuva deu o aviso que poderia aparecer, a direção do chegou até pensar em cancelar o Grito Rock, mas decidiu-se mudar para a Casa de cultura, para que muitos jovens e adultos pudessem ouvir uma boa música. No evento também foram executadas algumas campanhas do Circuito Fora do Eixo.
Em Abril, o Coletivo Semifusa divulgou o Grito.DOC Ribeirão das Neves, documentário colaborativo produzido pelo Clube de Cinema Fora do Eixo sobre o maior festival da America Latina, e lançou o mapeamento de bandas do município em busca de uma maior interação e diálogo com as bandas locais. A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis - comunidade de músicos, dançarinos e cantores que reúne há mais de cem anos as tradições do Candombe, Congo, Moçambique, Folia de Reis, entre outras - participou da Virada Cultural da Cidade de São Paulo.
A Secretaria Municipal de Cultura promoveu em maio uma Feira Cultural, em homenagem ao Dia das Mães, simuntaneamente nas três regiões diferentes da cidade, com shows com música ao vivo, barraquinhas de artesanato e praça de alimentação para comemorar. Um Projeto Literário do Centro Educacional Martinho Lutero, no bairro San Genaro, desenvolvido em parceria com a Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes (Anelca), serviu para aproximar pais e alunos da literatura nevense. O Grupo Cultural do bairro Rosaneves lançou o curta-metragem ‘O coletivo’, que aborda questões como preconceitos, drogas e religião no contexto da história.
Junho foi um mês de festas! A V Festa do Cavalo movimentou baladeiros, cavaleiros e amazonas de toda a cidade, com Lual Sertanejo no estacionamento do Moinho's num sábado e em cavalgada até o Rancho do Di, onde aconteceram disputas de provas funcionais de baliza, marcha e tambor, num domingo. O evento “Eu quero ver o meu morro feliz” movimentou o dia dos namorados no bairro Sevilha B, com atividades desde a manhã até a noite, com apresentação da banda Via Láctea, levando lazer, cultura e ação social aos moradores. A grande novidade foi o anúncio do I Rodeio Show de Ribeirão das Neves, e a confirmação das principais atrações, como Parangolé, Antonio Carlos e Renato, Gino e Geno, e Bruno e Marrone.
Em Julho, os escritores da Academina Nevense de Letras, Ciências e Artes (Anelca), Aloísio Ferreira, Mauro Morais e Silvio Cerceau, lançaram o livro "Emoções", de co-autoria dos três, da Série "O Encontro" com a presença de amigos, familiares e convidados num coquetel e sessão de autográfos na Editora Literato. Outro momento de destaque foi a participação dos nevenses animando a gravação do novo CD de Antonio Carlos e Renato na boate Barra Lounge, em BH.
Agosto chegou e com ele a abertura do I Rodeio Show de Neves, que contagiou o público no primeiro dia de festa com toda a simpatia da dupla Gino e Geno. No segundo dia, o rebolation do grupo Parangolé tomou conta do Estádio Municipal. O sábado foi muito especial, com Bruno e Marrone emocionando o público que lotou a arena. No domingo, a dupla Antonio Carlos e Renato contagiou a plateia no encerramento da festa. Ao fim do evento, a organização divulgou nova edição do Rodeio, agora em Justinópolis, com atrações também de peso. Além do Rodeio, o mês também teve o já tracicional Churrascão da Cidade dos Meninos e a visita ilustre da cantora Kátia, afilhada do Rei Roberto Carlos, na reunião da Anelca.
Em Setembro, o Festival Pá na Pedra proporcionou à população nevense momentos de muita riqueza com debates, oficinas e shows, cuja temática era sempre ligada à cultura do município. A Petisqueira do Edésio, em Justinópolis, recebeu o 4º Encontro "Mais Que Amigos"com animação total das meninas do grupo "Samba de Comadre". O Rodeio Show de Justinópolis também mobilizou o público da cidade. Marcelinho de Lima e Camargo animaram público na abertura, o show elétrico de Alan e Alex bombou na arena, e o público foi ao delírio com o pagode do grupo Pixote. Os shows Gospel fecharam Rodeio em Justinópolis com recorde de público.
Em Outubro, o Clube Minas Gerais transformou-se em palco para o projeto 1º Encontro de Corais com o objetivo de resgatar o coral na Região Metropolitana de Belo Horizonte envolvendo as escolas públicas. Alegria e bom humor na dose certa com Nerso da Capitinga, em “Bobeira Pega”, na Cidade dos Meninos, também foi destaque.
Novembro começou com a gravação do primeiro DVD "Sou Brasileiro" da dupla sertaneja Antonio Carlos e Renato no teatro da Cidade dos Meninos com a participação da dupla Fred e Geraldinho, do dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus e do ex-Araketu Tattau. A Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes (Anelca) celebrou seu 12º aniversário com o lançamento da 5ª Coletânea Anelca em Prosa e Verso, que reúne textos de 32 escritores.
Em Dezembro, a abertura da I Feira Literária de Ribeirão das Neves deixou o público encantado com a apresentação do Coral Infanto-Juvenil do Palácio das Artes e com a exposição de livros no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Neves. A união de bandas independentes da região de Justinópolis - "O Instinto Coletivo", "Karkaça", "A.F.T.A" e "Just Blue Bands" - antes do natal para realizar um evento beneficente também foi destaque na cidade.