O Parque Ecológico recebeu, nesse sábado (29), alunos e professores das escolas da rede municipal de todas as regiões da cidade para a cerimônia de encerramento da II edição dos Jogos Estudantis de Ribeirão das Neves (JEN). O evento teve início no final de Agosto e proporcionou aos estudantes participar de atividades esportivas durante quase um mês de forma contextualizada no projeto político pedagógico das escolas.
De acordo com a coordenadora Marta Barreto, membro da comissão organizadora, a avaliação dessa edição dos jogos foi extremamente positiva diante do envolvimento de alunos e professores com a proposta lúdica do esporte. "Despertamos neles o espírito de liderença e trabalho em equipe, sem brigas, só festa. Todos saem vitoriosos, pois quebraram a rotina e vieram para um ambiente acolhedor", analisou.
Ainda segundo a coordenadora, além da melhor estrutura e da participação de uma boa equipe de professores e pedagogos, as grandes novidades desse ano ficaram por conta do atletismo, disputado na Cidade dos Meninos, e da educação inclusiva, com a participação de alunos com paralisia cerebral e a APAE Neves.
Para o educador Charles Giovanni, da Escola Municipal Liliane Marquesani Gomes, que orientou os alunos na prática de futsal, queimada e atletismo, o esporte mostra que não tem fronteiras e dá a oportunidade de crescimento pessoal para todos, independente de raça, credo ou cor. "Os meninos precisam do esporte, pois vai formar o caráter, mostrando as regras e o senso de justiça, e vai engrandecer os alunos", destacou.
Os Jogos Estudantis, realizado pela Secretaria de Educação, em parceria com a de Esportes e Saúde, foi dividido em três blocos. O primeiro, chamado de experiências inovadoras, foi direcionado para os alunos de 1 a 6 anos. O segundo, voltados para alunos do 2º ao 9º ano do ensino fundamental, incluiu esportes como futsal e queimada. O terceiro bloco incluiu as provas de atletismo.