Diogo Silva, que é lutador de taekwondo, medalha de ouro no Pan-americano Rio 2007 de e campeão dos Jogos Mundiais Universitários na Sérvia, disse que, com o bate-papo, pode contar sua história aos estudantes. “A primeira ação é acreditar que as mudanças dependem de nós mesmos. É receber não e continuar persistente e é essa atitude que faz a gente alcançar nossos objetivos. Nasci na periferia da cidade de São Sebastião, no litoral paulista e nunca pensei que chegaria na competição mais importante do esporte, que é uma olimpíada, mas cheguei”, conta o atleta. Ele diz que focou nos estudos e nos treinos para não se dispersar. “Ia de casa para escola e de lá para os treinos. Assim, não dava tempo de ficar na rua e envolver com pessoas erradas”, relatou o jovem.
Paula Hernandez, do Cômite Olímpico Brasileiro, disse que os três pilares trabalhados na Semana Olímpica são a amizade, o respeito e a excelência. “Fazer sempre o melhor, seja no esporte ou no estudo, respeitar o outro atleta, os pais, os amigos, e criar vínculos de amizade é a receita para ser um atleta de sucesso. Sonhar também é importante e quem sabe não apareça aqui, nesta escola, um futuro Diogo Silva”, disse Hernandez. A visita às escolas também foi realizada pela técnica Dayane Camillo, ex-integrante da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica.
A Semana Olímpica é uma realização da Secretaria de Esportes e da Juventude, em parceria com a Secretaria de Educação, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg). As atividades da Semana Olímpica estendem a celebração internacional do Dia Olímpico, comemorado no dia 23 de junho e oficializada em 1948, data que faz referência a fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI) pelo Barão Pierre de Coubertin, no ano de 1894.