A bola rolou no último domingo (17) por vários campos de Ribeirão das Neves pela rodada final da primeira fase da Copa Aquilajes. O que não faltou foi muita emoção à beira dos gramados nos diversos bairros da cidade. Entraram em campo 18 equipes tentando uma das oito vagas para a próxima fase da competição. Muito suor e correria por todos os lados, pois somente os melhores darão sequência à disputa.
Pela Chave A, abrindo a terceira rodada, a Ponte Preta recebeu em seu campo o Madureira. O jogo parecia caminhado para o empate em um gol até que, nos acréscimos, a Ponte marcou o gol da vitória, classificando-se para a próxima fase: 2x1. No jogo de fundo, o Flamengo também se classificou ao ganhar por 1x0 do Asa Negra.
Na Chave B, a surpresa da rodada ficou por conta da equipe do Botafogo, que mesmo jogando na casa do adversário contra a forte equipe do Vinhedos, conseguiu se classificar para a próxima fase ao derrota-los por 1x0. Outra surpresa da chave foi o Felixlândia, que perdeu dentro de casa para o Estrela por 2x0 e também deu adeus à competição.
Pela Chave C, no clássico da rodada, um jogo muito equilibrado entre o Aquilajes e o Galícia. O jogo foi quente, com ataques alternados para cada lado e muita correria em campo. Para alegria de uns e tristeza de outros, o jogo terminou empatado em 1x1, classificando o Aquilajes e eliminando o Galícia.
Na chave D/E, o líder São pedro, depois de ganhar as duas primeiras rodadas por goleadas, foi surpreendido em casa pelo Santa Fé e perdeu o jogo por 3x1. Com o resultado, os dois times garantiram-se na próxima fase. No jogo entre Vila Hortinha e Horizonte, ambos já estavam eliminadas e o jogo não passou de um empate em 0x0. Na partida entre Hawai e Grêmio Justinópolis, o tricolor ganhou por 1 a 0.