“Sou apaixonado por futebol. Tenho o sonho de ser jogador profissional. Já fiz teste no América Esporte Clube, mas não passei. Mas, também não desisti’, diz Victor Santos, de 13 anos, estudante da Escola Estadual Conceição Martins de Jesus. E foi nesse espírito de garra e sonhos que aconteceu, nesse último sábado (19), a abertura da Copa Estudantil 2011.
Juntamente com Victor, outros alunos da rede pública participaram da competição, que é uma iniciativa da Prefeitura de Ribeirão das Neves por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo (Semelt). O objetivo do projeto é promover a mobilização da comunidade escolar, visando à relação social através da participação em atividades esportivas e socioculturais.
Segundo Nayara Carneiro, professora de educação física da Escola Estadual Conceição Martins de Jesus, a iniciativa traz uma experiência nova para os alunos. “Os estudantes têm a oportunidade de sair da rotina, e treinar o trabalho em equipe e a competitividade. Além disso, eles precisam ter compromisso e responsabilidade”, afirma.
Para Juracy Ricardo, superindente de Esportes, essa iniciativa visa à integração por meio da participação em atividades esportivas e também garante a classificação para os Jogos Escolas de Minas Gerais (JEMG). “O esporte é um incentivo para o desenvolvimento dos jovens, além de descobrirmos futuras promessas para o futebol”, diz.