O tempo chuvoso da tarde deste domingo, 23, não foi capaz de espantar o público, que prestigiou a final do Campeonato Amador de Ribeirão das Neves, no Estádio Municipal, e viu o Vinhedos bater o time do Montese na disputa de pênaltis, após empate por 2x2 no tempo normal, e sagrar-se Campeão Amador de 2011. O goleiro Wagner, que pegou duas cobranças, foi o herói do título da equipe do bairro Sevilha, que representará a cidade na próxima edição da Copa Itatiaia de Futebol Amador.
A partida começou quente, com boas chances para os dois lados. Aos 14 minutos, o atacante Thiago, do Vinhedos, recebeu uma bela enfiada de bola no meio da zaga, driblou o goleiro e, com o gol escancarado, marcou 1x0. O Montese sentiu o golpe e, três minutos depois, o zagueiro da equipe alvinegra cometeu pênalti ao agarrar o atacante do Vinhedos na área, que o atacante João Paulo bateu e marcou 2x0.
A impressão que todo o estádio teve é que a fatura estava liquidada. O Vinhedos começou a cadenciar o jogo e, aos poucos, foi atraindo o adversário para sua área. O cenário começou a mudar quando, aos 31 minutos, o zagueiro do Vinhedos empurrou o atacante do Montese dentro da área e o juiz assinalou pênalti. O zagueiro Anderson bateu firme e diminuiu o placar: 2x1. Aos 41 minutos, Dhoni, camisa 10 do Montese, bateu uma falta no ângulo e deixou tudo igual: 2x2.
Segundo Tempo
A etapa final também começou movimentada. Logo aos 7 minutos, o zagueiro do Vinhedos deu uma entrada violenta no adversário e foi expulso. Os treinadores rapidamente se movimentaram e fizeram mudanças nas equipes. Logo após a expulsão, com um homem a mais em campo, o Montese criou a melhor chance da partida, mas, após rebote do goleiro, os atacantes da equipe do bairro Veneza não souberam aproveitar o gol aberto e desperdiçaram a chance de abrir vantagem no placar.
Com o campo pesado e o cansaço natural do segundo tempo, ambas as equipes pareciam satisfeitas e conformadas em levar a decisão para a disputa de pênaltis. O goleiro Wagner, do Vinhedos, roubou a cena. Ele defendeu a primeira cobrança, viu a segunda explodir no travessão e não entrar, e catou também o terceiro tiro do Montese. Os cobradores do Vinhedos não desperdiçaram nenhuma cobrança e, a partir daí, foi só correr para o abraço e comemorar a conquista.
O goleiro Wagner comentou a vitória e fez um desabafo em relação às críticas recebidas antes do campeonato. "Tem algumas pessoas que acha que a gente está velho, mas velho ainda não estamos não, a gente tá bem ainda! É difícil arrumar uma turma igual essa, pessoal guerreiro, turma boa, todo mundo junto há muito tempo. Na semifinal não consegui pegar nenhuma mas hoje peguei três", vibrou.
O técnico do Vinhedos, Paulo César, analisou a conquista nos pênaltis. "Fomos juntos vice-campeões invictos da segunda divisão no ano passado, disputamos a Copa Integração objetivando essa disputa, e sabíamos que tinhamos condições de ser campeão, embora tivemos muitas dificuldades". Paulão comentou ainda os planos da equipe para a disputa da Copa Itatiaia. "Nós vamos manter a base, trazer uns dois ou três jogadores para reforçar o time, para disputar de igual para igual sem temer time nenhum", ressaltou.
O presidente da equipe tricolor, Sr. Sebastião, ressaltou as dificuldades da conquista. "A vitória foi muito sofrida pois sabíamos que iriamos encontrar uma grande equipe. Graças a Deus saimos campeões com a nossa união e o nosso trabalho. Nós viemos da segunda divisão, depois subimos invictos para a primeira", destacou.
Polêmicas
O presidente da Liga Desportiva de Ribeirão das Neves, Valério Neto, destacou que o torneio teve início e fim conforme o planejado, tendo as duas equipes com maior mérito chegado à final. Valério esclareceu ainda as polêmicas que rondaram o adiamento da decisão devido a supostas irregularidades na situação dos atletas. "Houve uma denúncia que os jogadores estariam irregulares e nós não poderíamos realizar o jogo com essa denúncia. Nós fizemos o levantamento para averiguar tudo, mas a equipe que havia feito as denúncias retirou a queixa e então foi dado o prosseguimento ao torneio", explicou.