Fotos: Reprodução / Facebook / Maicon Andrade
O atleta de taekwondo nevense, Maicon Andrade, medalhista olímpico nas Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016, vai participar do "Projeto Tóquio" da Rede Globo de Televisão. No último domingo (1º), foi ao ar, no "Programa Esporte Espetacular", o primeiro capítulo da série que dá início a cobertura para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020.
Foram selecionados para o projeto atletas com diferentes perfis e trajetórias. Além de Maicon Andrade, único representante do taekwondo, foram escolhidos Arthur Nori (Ginástica Artística) e Petrucio Ferreira (Atletismo Paraolímpico) ganharam medalhas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio. Os outros sete querem seguir os mesmos passos dos colegas mais experientes. São eles: Pedro da Silva (Canoagem Slalon), Caio Bonfim (Marcha Atlética), Micaelly Brazil (Futebol Feminino), Orlando Luz (Tênis), Duda Lisboa (Vôlei de Praia Feminino), Emily Rosa (Levantamento de Peso) e Letícia Bufone (Skate).
O "Projeto Tóquio" foi lançado oficialmente nesta semana, com uma visita dos 10 atletas selecionados aos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. Eles foram recepcionados pelos apresentadores do "Esporte Espetacular", Fernanda Gentil e Flávio Canto, e conheceram as cidades cenográficas de novelas da emissora.
De acordo com a TV Globo, a proposta é mostrar o que acontece na vida de um atleta durante um ciclo olímpico. Todo tipo de sacrifício que ele precisa fazer, as dificuldades, as alegrias, as frustrações, as conquistas.
No mesmo dia em que foi ao ar o primeiro episódio da série no 'Esporte Espetacular', foi lançado um site dentro do Globoesporte.com que também acompanhará o dia-a-dia dos atletas. O conteúdo factual dessa rotina será mostrado pelo "Globo Esporte", na TV. O SporTV, por sua vez, exibirá, em 2020, 10 documentários mostrando a trajetória de cada atleta.
O primeiro episódio da série exibida no último domingo está disponível no site da Globo.