Três artistas de Ribeirão das Neves foram selecionados para se apresentar na Virada Cultural de Belo Horizonte, que será realizada nos dias 12 e 13 de setembro de 2015, em vários pontos da capital, com programação extensa de shows, teatro, apresentações circenses, artes plásticas e intervenções artísticas.
Os nevenses vão dividir o mesmo palco do Viaduto Santa Tereza, próximo a Praça da Estação. Fransoah Sabino e Gestos Grupo de Dança se apresentam no sábado, às 19h30 e 23h30, respectivamente. Tamara Franklin se apresenta no dia 13 de setembro às 3h da manhã.
O músico Fransoah Sabino, que vai apresentar o seu CD Du Kilombo ao Gueto, que traz ao público a essência da música Mineira, afro e de Raiz. Fransoah Sabino procura trabalhar com novos elementos rítmicos e de expressão, trazendo a plateia uma sensação única, o artista vem de uma apresentação incrível na Festa da Padroeira Nossa Senhora das Neves.
Tamara Franklin é a outra selecionada, a artista é destaque no rap mineiro, com apenas 24 anos é a segunda MC a lançar um álbum solo e físico de rap. Criada no bairro Pedra Branca, local onde gravou o clipe da música "Anônima" que dará nome também a seu novo CD, com 10 faixas.
O terceiro selecionado foi o Gestos Grupo de Dança, com mais de 10 anos de história em Ribeirão das Neves. Criado em 2003 na cidade com intuito de promover a cultura Hip Hop através do Street dance (Dança de Rua) na cidade. Segundo o idealizador e coreógrafo do grupo, Breno Igino "o Gestos aumentou sua carga horária de ensaios, a fim de ter uma apresentação satisfatória com o pequeno prazo de preparação, adicionando um dia a mais de ensaios e marcando em fins de semana e feriados, visando a apresentação na virada".
Igino também ressaltou que a oportunidade no evento faz grupo adquirir mais experiência nesse formato de circuito de apresentações, e bagagem artística para novos integrantes, pois o grupo passa por uma renovação de seus membros. O Gestos grupo de dança apresenta a coreografia "Uma dança!", que vai além dos beats de músicas convencionais de hip-hop, alternando para músicas populares brasileiras.
Edição passada
Em 2014, a Virada atraiu um público estimado em mais de 400 mil pessoas. Foram mais de 470 atrações artísticas, envolvendo cerca de dois mil artistas e três mil profissionais do mercado cultural. Nove palcos e 53 espaços culturais da capital, entre praças, parques, centros culturais, teatros e outros locais, receberam uma programação artística diversificada e acessível ao público da cidade.Informações sobre a programação completa da virada, podem ser adquiridas no site www.viradaculturalbh.com.br.