Um ônibus abandonado à beira da estrada serviu como cenário para a banda de rock Cidadão Comum, selecionada do Vozes do Morro 2009, gravar seu videoclipe. O grupo, de Ribeirão das Neves, fala sobre o dia a dia do trabalhador na música “O Menino é o pai do homem”. Na visão de Deiverson Roberto da Silva, o Deiverson Feijão, não há nada mais apropriado que um ônibus para falar dessa rotina. “Falamos de pessoas comuns, mas que não têm voz para falar sobre a sociedade”, disse. Ele é baixista da banda.
Cenas comuns de se ver dentro dos coletivos, como o menino vendendo balas, foram interpretadas por moradores da comunidade dos rapazes da banda. “Mas essa não é a realidade do menino que está no vídeo. Ele é nosso vizinho, frequenta a escola e não vende balas no ônibus”, disse.
Além de Deiverson, compõem o grupo José Augusto dos Santos Ferreira e Eduardo Ferreira dos Santos. Eles tocam juntos há cerca de dez anos e a banda se chamava Orfeu. Mas resolveram colocar um nome que fosse mais próximo da realidade deles. Assim nasceu o Cidadão Comum.
Segundo ele, após todos esses anos de atividade, só agora, após a banda ser selecionada no Vozes do Morro, o grupo teve reconhecimento. “Estamos gravando um disco e fomos homenageados na Câmara Municipal de Neves”, disse.
O Programa Vozes do Morro divulga a música produzida nas periferias, vilas e favelas de Belo Horizonte, além de Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Ibirité. O Cidadão Comum é o sexto grupo a gravar o seu vídeo. Até o final do ano, todos os dez selecionados vão ter o seu trabalho divulgado em rádios e TVs de Minas.
Agência Minas