Os eleitores de Ribeirão das Neves que foram às urnas neste domingo (7) optaram por renovar 57% das cadeiras do legislativo. Apenas seis vereadores do atual mandato conseguiram se manter na casa para a próxima legislatura. Oito dos atuais parlamentares deixarão seus cargos em dezembro.
Fabiano Diniz (PSB), Juarez Carvalho (PSB), Lelo (PSB), Professor Valter Bento (PCdoB), Vanderlei Delei (PMN) e Waltinho (PMDB) foram reeleitos e continuam na casa legislativa. Brauninha (PSDB), Bruno Reges (PT), Dr. Rômulo Fernandes (PMN), Irineu Resende (PSDB), Léo de Areias (PDT), Lourival (PDT), Sidmar Caetano (PR) e Vitório Júnior (PT) ganharão assento na Câmara a partir de Janeiro. Já Fabinho (PSB), Fábio Caballero (PPS), Forte (PSB), Maria das Cabritas (PRP), Pastor Juraci (PRP), Prof. Carlinhos (PT) e Tia Zeni (PTB) não conseguiram a reeleição. Outro vereador que deixa a Câmara é Juninho Martins (PSC), que foi vice na chapa de Gláucia Brandão e não conseguiu a vitória no executivo.
O PSB continua com a maior bancada, mas caiu de 5 para 3 cadeiras. PSDB, PT, PMN e PDT terão 2 assentos cada. PMDB, PCdoB e PR terão 1 vaga cada. O mais votado foi Vanderlei Delei com 2703 votos. Em segundo lugar Fabiano Diniz, com 2652, e em terceiro Léo de Areias, com 2414. Do restante dos eleitos, aparecem do quarto lugar em diante Lelo (2256), Juarez Carvalho (2001), Irineu Resende (1662), Vitório Júnior (1596), Prof. Valter Bento (1480), Brauninha (1466), Bruno Reges (1234), Dr. Rômulo Fernandes (1153), Sidmar Caetano (1092), Lourival (1047) e Waltinho (1005).
Alguns candidatos tiveram votação expressiva, mas por questões de coligação, não foram eleitos. Os cinco mais votados que não conseguiram uma vaga foram Manecão (PRB), que teve 1996 votos, o vereador Fabinho (PSB), com 1664, Ramon Filho do Girico (PSDB), com 1454, o vereador Fabio Caballero (PPS), com 1353, e Tio Patinhas (PSDB), com 1341.
O campeão de votos Vanderlei Delei (PMN) se disse muito feliz com o resultado e atribuiu o feito à sua atuação como parlamentar. “É uma alegria tão grande que a população nevense não pode imaginar. Eu não tenho dúvidas que essa vitória é de todos que acreditaram no vereador Vanderlei Delei, que acreditaram no projeto e nas ideias, e que entendeu que esses três anos e nove meses de mandato foi o ideal para nossa cidade, e é fruto do nosso trabalho e o apoio de todas as pessoas que acreditaram na gente”, destacou.