Uma pesquisa realizada pelo Instituto DataTempo/CP2 com 503 entrevistados no dia 30 de junho revelou o perfil da disputa pela prefeitura de Ribeirão das Neves nas eleições de 2012.
Na inteção de voto estimulada, quando uma lista de candidatos são apresentados aos eleitores, a ex-deputada Gláucia Brandão (PPS) aparece na frente com 27,8% da preferencia dos nevenses. O número de indecisos, porém, ainda é alto. No total, 15,5% dos eleitores afirmam que não pretendem votar em ninguém, enquanto 13,9% dizem que não sabem em quem votar ou não responderam à pesquisa.
O vereador Fabiano Diniz (PSB) aparece em segundo, com 13,3% das intenções de voto. Na terceira colocação, está a ex-prefeita Gracinha Barbosa, citada por 8,6% dos entrevistados. O padre José Geraldo aparece na quarta colocação, com 5,2%, o vice-presidente do PSDB de Neves, Ailton Oliveira, que foi prefeito da cidade por dois mandatos, é o quinto colocado, com 4,8% das intenções. Os atuais secretários do município, Lourdinha Menezes, de Cultura, e João Marcelo Guimarães, de Saúde, aparecem com 3,8% e 1,4%, respectivamente. Votos brancos totalizaram 1,6% nesta modalidade.
Intenção espontânea
Já no levantamento espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos pré-candidatos, o atual prefeito, Walace Ventura (PSB), que não disputará a eleição por já estar em seu segundo mandato, lidera, com 6,0%. Gláucia é a segunda, com 4,4%, à frente de Fabiano Diniz, que soma 2,8%. Dr. Getúlio (PSL) é o quarto, com 2,0% das intenções. Na quinta colocação está Gracinha Barbosa, citada por 1,6% dos entrevistados. O vereador Juninho Martins (PSC), com 1,2%, e Ailton Oliveira, com 0,8%, também aparecem na lista.
O índice de desconhecimento sobre os pré-candidatos, no entanto, é grande. Segundo o Instituto DataTempo/CP2, no caso da pesquisa espontânea, 38,8% dos entrevistados dizem que não conhecem os postulantes à Prefeitura, enquanto 17,5% afirmam que não pretendem votar em ninguém. Outros 11,1% se declaram indecisos ou não quiseram responder.
Rejeição
O levantamento também mediu o índice de rejeição dos pré-candidatos, sendo que 46,1% dos entrevistados afirmam que não votariam em Gracinha Barbosa. O segundo colocado é o tucano Ailton Oliveira, com 9,6%. A terceira mais citada é Gláucia Brandão, com 3,4% de rejeição. O presidente do PSDB local, Joel Lucas, tem 2,6%.
Atual gestão é reprovada pela maioria
O Instituto DataTempo/CP2 também avaliou a gestão do atual prefeito, Walace Ventura (PSB). A administração de Ventura é vista como ruim por 31,0% dos eleitores e como muito ruim por 22,5% dos entrevistados. Para 16,7% do eleitorado nevense, a gestão do atual prefeito é boa, enquanto 1,0% a avaliam como muito boa.
Ventura, porém, é visto como uma referência na cidade. Para 9,9% dos eleitores, o prefeito é a principal liderança política de Ribeirão das Neves. Gláucia Brandão (PPS) e Fabiano Diniz (PSB) surgem em seguida, com 3,6% cada um. Entretanto, um alto número, de 61,4%, responderam que o município não possui nenhuma liderança política.
Lideranças
Em relação às lideranças política nacionais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o preferido da população de Neves. O petista é citado por 44,4% dos entrevistados, segundo o DataTempo/CP2, enquanto o senador Aécio Neves (PSDB) é visto como principal liderança na cidade por 27,7% do eleitorado.