Os adolescentes acautelados no Centro de Internação Provisória Dom Bosco (Ceip-DB), localizado no bairro Horto, em Belo Horizonte, já podem contar, a partir desta quarta-feira (12) com a instalação de um telecentro dentro da própria unidade. A parceria firmada entre as secretarias de Estado de Defesa Social (Seds) e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) , através das respectivas Subsecretarias de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase) e de Inovação e Inclusão Digital, visa promover a capacitação dos adolescentes privados de liberdade por meio de cursos à distância, como os de office-boy, digitação, auxiliar de escritório, entre outros, facilitando a entrada desses jovens no mercado de trabalho.
Essa é a primeira vez que um telecentro é instalado em uma unidade socioeducativa. O espaço tem dez computadores, uma impressora, além do mobiliário. Serão oferecidos 99 cursos, a serem escolhidos pelo adolescente interno. A Sectes prestará assistência técnica e capacitará agentes, auxiliares e assistentes educacionais da Seds, a fim de que esses profissionais possam prestar assistência adequada aos jovens no uso das ferramentas.
O jovem que concluir todas as etapas do curso, entre provas online, testes e número mínimo de frequência, terá um certificado emitido automaticamente ao final de todas as etapas. A indicação do Ceip-DB partiu da juíza da Vara da Infância e Juventude de Belo Horizonte, Valéria Silva, que procurou beneficiar a unidade que funciona como porta de entrada para o sistema socioeducativo. “Espero que o telecentro ajude os adolescentes a dar início a uma nova proposta de vida, através da capacitação, da inclusão digital e social. Temos que dar a eles oportunidade. Na maioria das vezes é isso que lhes falta”, destacou.
Agência Minas