Inspirada em sentimentos humanistas de homens abnegados, devotados ao escrever uma nova literatura, produzida na cidade que vivemos e muito respeitamos, nasceu uma associação cultural, voltada para a literatura, as ciências e as artes.
Tudo começou através de um projeto idealizado pelo Prof. Mauro Morais que convidou seu amigo Dr. Maurílio Laureano, para juntos trabalharem na fundação da ANEL – Academia Nevense de Letras no ano de 1.999.
O Prof. Mauro identificou na cidade de Ribeirão das Neves muitos moradores que exerciam o escrever com gosto e esmero, onde os convidaram para a fundação de uma Academia de Letras.
Foi um tempo memorável! Danilo Horta! Adão Ventura! Aquiles Marciano! Tantos escritores simples e bons, que efetivaram a fundação da Academia Nevense de Letras – ANEL.
Muitos fatos relevantes marcaram a evolução desta entidade. Visitas de outros homens que também amam a literatura, Murilo Badaró, Presidente da Academia Mineira de Letras, Teresinka Pereira, Presidenta da International Wiriters and Artists Association – IWA, Silvia Araújo Motta, Presidenta do Clube Brasileiro da Língua Portuguesa, dentre tantos outros.
Em 2005 foi necessário abrir as portas e janelas para os cientistas e artistas de nossa cidade, assim de quarenta cadeiras passamos a cem, modificamos para ANELCA.
Escrevemos uma nova página na cultura desta cidade e do Estado de Minas Gerais.
Venha nos conhecer!
Um abraço amigo e literário de um poeta, escritor, e acadêmico presidente de uma entidade que vive e morre de amor por Ribeirão das Neves.
Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes
-
Mauro Morais -