All for Joomla All for Webmasters

Empresas x Cultura

Toda empresa tem em sua base, a cultura que começa nos valores do fundador. Tudo dele tende a refletir e formar essa força invisível que invade o clima de qualquer organização, e com o jeito de todo mundo pensar e agir. A maneira de ser, as atitudes que toma diante dos desafios – ou mesmo das rotinas, sua personalidade, mexe no comportamento de todos.

Para que a organização não fique engessada neste perfil absoluto do fundador, tem-se buscado cada vez mais, fora ou dentro desta, a figura do líder.

O papel do líder ganhou tanta importância nos negócios da atualidade, que muitas empresas criaram o cargo de Superintendência para abrigar este novo (antigo) profissional.

O papel dele é manter contato estreito com os donos, informar aos coordenadores de cada setor sobre as novas metas, e as táticas que deverão ser usadas para alcançá-las.  O papel de relevância deste líder é manter a harmonia e fazer com que todos estejam comprometidos com as metas, é estar sempre perto e com a equipe. É se envolver com os problemas, agir junto com os funcionários, rir com eles, e se for o caso, chorar com eles também. Ser firme nas metas e atitudes para conquistar a admiração e respeito das pessoas. Elas precisam entender que a pessoa que está no comando está tão disposta quanto elas.

Claro que isso por se só não evita conflitos entre integrantes da equipe. Mas como o juiz desses desentendimentos quase sempre é o líder, este tem de adotar uma filosofia, “tranqüilidade para entender as partes envolvidas, escutar as pessoas e atuar no problema com decisão”. Nunca fazer uso da arbitrariedade ou radicalismo. Ser imparcial fortalece o grau de respeitabilidade e de confiança.

Transformar acidentes em oportunidades. Essa é outra característica que o líder deve ter e adotar. Ouvir a equipe mas sem se esquecer de tomar as decisões certas que possam evitar, é claro, novos conflitos. “ tem-se que andar com a razão e a emoção”, a razão norteia e a emoção motiva, contagia”.

Este esforço em achar dentro ou fora da organização o profissional com este perfil, vale a pena, pois ele atende os interesse dos dois principais clientes do negocio, o consumidor e o funcionário. Enquanto um garante o faturamento, o outro coloca a máquina para funcionar.

Outra ferramenta interessante que deve ser pertinente ao líder, é saber tirar partido da diversidade natural de idéias e crenças existente na equipe.  Este deve estimular os funcionários a falar. Falar sobre o que entendeu estar bom, sobre o que pode melhorar e também sobre as idéias inéditas, seja na função de criador ou de critico. Tem de ser aberto às criticas. Ninguém é dono da verdade. O que tem de saber é porque um funcionário discordou. Se a critica for assertiva, tem-se que ter a tranqüilidade de valorizar a opinião dele em detrimento da opinião própria. Isto não diminui a autoridade e ainda melhora a relação de confiança.

Líder que é líder tem que estar pronto para mudar de idéias e experiências que vão surgindo, mesmo para aquelas mais desastrosas. E para saber fazer do conflito um instrumento de evolução, o líder tem que caprichar na análise e nas decisões. Deve ter maestria até no momento da bronca. Você pode dizer o que quiser para qualquer pessoa. O que determina se ela vai receber bem ou mal o que você diz, são as palavras e o modo de expressá-las.

É bom lembrar que nem toda doença tem cura. E quando se depara com um conflito que não tem remédio. Às vezes a demissão pode ser a única saída.

Como eu disse no inicio que a cultura de uma empresa está mesmo atrelada à do fundador, este líder tem que adequar seu estilo à cultura da empresa. É preciso manter a calma, conversar muito, entender e de repente adaptar-se melhor ao método.

O importante é estar feliz e fazer com que todos estejam.

Um abraço a todos os leitores que acompanham minhas matérias.

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno