Os podcasts, verdadeiras narrativas sonoras e visuais, emergiram como uma revolucionária ferramenta de comunicação no Brasil, proporcionando uma maneira única de disseminar informações, entretenimento e conhecimento. Sua origem remonta ao início dos anos 2000, quando a expansão da internet permitiu a disseminação de arquivos de áudio digital e posteriormente em vídeo em plataformas como Youtube e de áudio como o Spotify. O termo "podcast" é um híbrido de "iPod" e "broadcast", mas hoje ultrapassa as limitações do iPod, sendo acessível em diversas plataformas. Nos últimos anos, testemunhamos um crescimento exponencial do interesse e engajamento com podcasts no mundo. O formato tem atraído um público diversificado devido à sua versatilidade e à multiplicidade de temas abordados. Este crescimento se reflete no número crescente de ouvintes e na produção de conteúdo nacional.
O Brasil vive um estágio de expansão notável. Estudos indicam um aumento significativo de público e um investimento crescente em publicidade nesse meio. No país são mais de 30 milhões de usuários e cerca de 40% dos brasileiros ouviram um episódio de podcast nos últimos 12 meses. Grandes marcas direcionam parte de seus orçamentos para anúncios em podcasts, reconhecendo a lealdade e envolvimento do público com esse formato.
Por aqui o consumo já era muito forte antes de 2018, mas foi com o isolamento social devido à pandemia de Covid em 2019 que o formato viu um amplo crescimento tanto no número de usuários quanto no número de programas, que chegou a atingir mais de 20.000 podcasts só no país. 57% dos espectadores declararam que começaram a escutar durante a pandemia, enquanto que 43% já ouviam, e destes 31% passou a ver e ouvir ainda mais do que antes. Segundo o portal “Statista advertising & media outlook”, o gasto global em publicidade no ano 2021 foi na casa dos 2,3 bilhões de dólares e a estimativa para 2024 é de 3,7 bilhões.
Essa ascensão não se restringe apenas aos números, há uma diversificação notável do conteúdo. Desde entretenimento a assuntos educativos, saúde, cultura e muito mais, os podcasts abordam uma ampla gama de temas. Produtores independentes, empresas de mídia e personalidades públicas investem na criação de programas exclusivos para atingir públicos específicos. O potencial do podcast vai além do entretenimento e da informação. Ele se revela como uma ferramenta promissora para criar oportunidades econômicas e dar voz às comunidades de baixa renda, especialmente nas periferias de cidades como Ribeirão das Neves. Ao permitir que indivíduos dessas áreas criem conteúdo autêntico e relevante, os podcasts podem gerar empregos, renda e um valioso capital cultural.
A natureza inclusiva do podcast oferece uma plataforma para compartilhar histórias, ideias e perspectivas que muitas vezes são marginalizadas pela mídia tradicional. Capacitar e incentivar os residentes das periferias a produzir seus próprios podcasts não apenas dá voz a essas comunidades, mas também pode ser um meio de fortalecimento socioeconômico, ampliando oportunidades e criando um mercado local mais diversificado e dinâmico.
Os podcasts estão se revelando como uma poderosa ferramenta de empoderamento e inclusão, oferecendo uma via para que vozes antes silenciadas sejam ouvidas, valorizadas e economicamente sustentadas. Ao capacitar pessoas de diversas origens sociais, os podcasts podem catalisar uma mudança positiva, promovendo um ecossistema mais inclusivo e diversificado no cenário comunicativo do Brasil.
Por onde começar?
A Casa Semifusa, espaço cultural do Instituto Cultural Semifusa é um dos poucos espaços na comunidade que possui estrutura física para a produção de programas de podcast com qualidade, contando com microfones, monitores, televisor, tratamento acústico, equipamentos de iluminação, câmeras em alta resolução e equipamentos técnicos necessários para edição. Além disso é referência na cidade para a gravação de podcasts tendo produzido programas como “Cognose”, “Papo de Empreendedor”, “Cantinho do Direito”, “Prosa boa”, “Historiando”, e o mais recente “Histórias pela Casa”. A equipe e o espaço possuem experiência na capacitação em audiovisual, tendo realizado cursos gratuitos de sonorização, fotografia e marketing digital.
Endereço: Rua Cataguases, 73, Bairro Sevilha B. tel.: (31) 9172-0170