As carreiras voltadas para a elaboração de projetos digitais, tem ocupado um lugar de destaque, diante deste novo cenário provocado pela pandemia da Covid-19, cujo fenômeno do isolamento social, projetou compulsoriamente, a migração das pessoas para as redes sociais.
Segundo uma pesquisa publicada pelo site Linkedin, em março de 2021, demonstra que os profissionais especialistas em branding, e-comerce, redatores, jornalistas, designer’s, e consultores de empresas tiveram um crescimento considerável, na procura por prestação de serviços relacionados ao marketing digital e, se comparado proporcionalmente ao ano de 2020, quase que duplicou.
Todo esse crescimento se deve ao dinamismo das mudanças globais e o avanço tecnológico, pelo qual resultou na substituição das operações mecânicas para as digitais; o uso maciço de computadores, a facilidade do acesso aos celulares e atualmente; a busca por novos empreendimentos. Todos estes fenômenos tecnológicos trouxeram consigo um impacto significativo no comportamento entre consumidores e empresas, principalmente na forma de se relacionarem.
E partindo desta premissa, sob o enfoque do Marketing Estratégico, podemos evidenciar que no mundo dos negócios, a comunicação digital tem se tornado cada vez mais, um guia essencial para o sucesso das empresa e organizações.
No âmbito macroeconômico, a evolução do comportamento do consumidor, que tem se tornado cada vez mais exigente tem provocando a adequação das empresas às suas necessidades. O marketing por sua vez, atendendo as demandas do mercado atual, vem exercendo um papel importante para as organizações ou empresas, sobretudo, no que diz respeito a função de inserir em seus planejamentos de promoção e vendas; as questões circunscritas no ambiente externo e mais especificamente nas estratégias de negócios, tais como a evolução cultural e a migração exorbitante dos mais diversos públicos para as mídias sociais.
Para atingir o mercado-alvo e acompanhar as tendências mercadológicas, o marketing estratégico tem repensado e resinificado permanentemente a forma de promover e aprimorar estratégias que melhora a experiência entre cliente a marca. Esta afirmativa pode ser comprovada desde a primeira fase do marketing, a qual se tem o foco no produto, ainda no processo evolutivo, a segunda faze diz respeito ao consumidor e, no modelo atual... As orientações centralizam-se em uma abordagem humana. Isto é, os processos são voltados para a atenderem a satisfação e necessidades dos clientes. Todo este processo visa também, a lucratividade para empresa dentro de uma política responsável, na qual pretende-se conciliar uma boa imagem da marca junto ao consumidor e, ao mesmo tempo adotar uma política de sustentabilidade ambiental.
Deste modo, as empresas ao adotarem o conceito atual sobre o marketing em seus negócios aliado a comunicação eficaz e conforme as seguintes recomendações da AMA - American Marketing Association: “O marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado”. Em outras palavras, cabe a atividade do marketing desenvolver processos para comunicar, oferecer e trocar ofertas que tenham valor aos seus clientes, sociedade e partes interessadas.
Com efeito, as empresas líderes de mercado diante da competitividade necessitam e querem alcançar os consumidores, que além exigentes estão também mais conscientes. As empresas percebem, a importância do marketing moderno e suas estratégias, admitindo a impossibilidade de obter sucesso no mercado globalizado sem este poderoso recurso.
Deste modo, um bom modelo de gestão de marketing promove o alinhamento entre a visão, missão e valores de uma empresa juntamente aos seus stakeholders (todos os públicos colaboradores). Devendo assim, transmitir a mensagem de que a organização se importa com as condições de vida das pessoas e sobretudo, com seus sonhos, o seu bem-estar (tudo aquilo que a empresa cria, desenvolve e comercializa visando para a satisfação do consumidor). O consumidor, por sua vez, é influenciado por esta série de fatores em seu processo de compra. Ele recebe os vários sinais externos que o motivam a adotar uma determinada estratégia de compra.
Os meios de comunicação evoluem a todo instante devido a chegada de novos formatos de tecnologias, e assim, muda também, o modo pelo qual o ser humano se relaciona através da comunicação com o mundo e com as outras pessoas. Há, portanto, uma necessidade constante de se compreender e se adaptar ao universo da individualização da comunicação, que por sinal esteve e está em constante transformação.
Na era da sociedade consumista e cada vez mais exigente, não há espaço, portanto, no mercado atual para empresas que não disponham de um conjunto de estratégias de marketing orientado.