O criador da Sociologia, o homem que colocava ordem na casa. A sociologia é a ciência dos fatos sociais e tudo que provem do modo que os homens estão em relação com a sociedade se impõe a eles da ação que tem que se realizar sob pena de ficar fora da sociedade, ou seja, há uma imposição exterior é um construtor do ser humano na forma de pensar, agir e sentir.
O legislativo é como se fosse uma instancia reflexiva da sociedade. A lei funciona como um mecanismo para orientar as ações dos homens. A escola é importante é la que as pessoas aprendem a obedecer. E onde os jovens são apresentados as orientações que a sociedade espera deles para formação de cidadãos integrados e disciplinados.
Espirito de adesão ao grupo é você sentir que faz parte de alguma coisa e isso te faz bem. Aprender a respeitar as regras, aprender a amar o grupo do qual você faz parte e começa a refletir sobre essas regras que devem ser aprendidas desde muito cedo. E preciso saber respeitar e saber o porquê das regras.
É preciso apresentar alternativas, saber se localizar e contribuir para formação de novos integrantes da sociedade. Durkheim via escola como transmissora das orientações da sociedade responsável pela formação social onde a educação para ele também é um fato social. Estão enquadrados nos códigos jurídicos, romances, poesia, ditos populares, modo de vestir etc. Esse ser coletivo esta encarnado em cada consciência particular. Esse ser coletivo é transmitido de uma geração a outra através da educação.
Na sua visão a economia não era uma forma de organização de uma sociedade. Imagine você se Durkheim vivesse hoje em mundo que tirou a capacidade do homem de pensar, desenvolver e agir com diplomacia dentro de uma rede que deve continuar se interagindo... mas apenas capacitados e não motivadas e transformadoras.
Ele ficaria desnorteado ao ver as escolas sem Educação Moral e Cívica-EMC, Organização Social e Politica- OSPB e Ensino religioso retirado das grades sobre o pretexto de que o Estado é Laico. Sem formação humana, sem respeito às pessoas estamos nos declinando para um abismo sem fim. Onde o fim tem justificado os meios e os meios os fins, afinal estamos longe da Educação ser contemplada na raiz do ser humano o que proporciona uma sociedade cada dia mais doente, desnorteada e desumana.