Li um dia destes, um tanto atrasada, eu sei, que 72 mil alunos zeraram a prova do ENEM 2012. A notícia me chamou a atenção. Fiquei surpresa, assustada e preocupada. A redação é, sem dúvida, um instrumento de avaliação poderoso nas mãos de quem seleciona candidatos para empregos, concursos e vestibulares e é por isso que eu digo sempre: vamos treinar, minha gente, vamos treinar a escrita, para que possamos melhorar o desempenho nas competições das quais participamos.
Diante do fato, fui saber o que realmente aconteceu e verifiquei que a falta de pontuação e o desvio do tema proposto foram os principais motivos para tantos “zeros”. O edital é claro quando diz que quem escreve uma redação que fere os direitos humanos ou que não usa a estrutura dissertativa argumentativa, foge do tema proposto, entrega a folha em branco, escreve menos de sete linhas, copia um texto e/ou usa palavrões ou desenhos terá sua pontuação zerada. Mas não é surpresa para ninguém que estas exigências sejam essenciais em qualquer redação, não é?
Ao elencar motivos que levam ao zero numa redação, o MEC avalia cinco competências dos candidatos - o seu domínio da norma-padrão da língua escrita; a compreensão da proposta de redação e aplicação dos conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo; sua capacidade de relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista; o seu conhecimento dos mecanismos linguísticos de argumentação; e a sua capacidade de elaborar uma proposta de intervenção para o problema. Nos demais concursos e vestibulares não é diferente. O objetivo da banca examinadora é sempre o mesmo: selecionar candidatos que dominem a norma-culta e saibam se expressar por meio de palavras e da escrita. Se você é um candidato a concurso ou vestibular, deve se preparar para correções sempre mais rigorosas, pois é cada vez mais evidente que o mercado de trabalho deseja profissionais que saibam, além das suas funções elementares, escrever e se comunicar com clareza e precisão.
Pense sobre o assunto e, o quanto antes, prepare-se para os concursos e vestibulares com os quais você sonha. Enfim, não desista, porque nada é impossível quando se tem vontade, determinação e coragem!