Bom, o que é uma redação? A redação é uma composição literária sobre determinado assunto e, como em qualquer composição, deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão. Geralmente usamos um rascunho para, depois, apresentarmos o texto final.
A introdução deve ser breve, concisa, pois serve para apresentar a ideia geral do texto, sem detalhes. Neste momento, você está apenas introduzindo o leitor ao assunto que será desenvolvido posteriormente.
O desenvolvimento é o miolo da redação, o meio. Neste momento, quem escreve expõe argumentos sobre o assunto, de maneira que o leitor acompanhe seu raciocínio logicamente. Apresente seus argumentos sem floreios e seja firme na maneira de se colocar, não apresentando dúvidas. Este miolo do texto, que é seu corpo, não deve ter menos que dois parágrafos para não parecer superficial. Discorra sobre o tema com propriedade e detalhes, mas sem encher sua redação com informações irrelevantes, para não parecer evasivo. Então, faça um elo para chegar à conclusão do seu texto.
Na conclusão, deve-se apresentar um fechamento e, se for o caso, possíveis soluções para o tema tratado. Ela não deve ser tão curta, mas precisa ser menor que o desenvolvimento, pois supõe-se que o assunto já foi bastante explorado e agora só requer um encerramento.
As partes de um texto devem ter elos entre si, mantendo coerência no assunto e um raciocínio lógico. A introdução deve ter ligação com o desenvolvimento que, por sua vez, precisa ser entrelaçado com a conclusão. Assim se constroi um texto objetivo e que faça sentido para os leitores.
Ao terminar uma redação, faça uma ou duas releituras, revise-a e corrija erros de gramática, de pontuação, de concordância e de semântica (sentido). Aproveite o momento da releitura para enxugar o texto dos excessos que escrevemos no rascunho. Retire as informações desnecessárias, repetitivas, pois elas não são úteis se seu texto estiver claro e conciso e tendem a empobrecê-lo. Mantenha o padrão de legibilidade; comece e termine sua redação com letras legíveis e frases sonoras. São detalhes que agregam valor à sua produção textual.
E aí, vamos produzir?
Até a semana que vem!