All for Joomla All for Webmasters

Como é a Ribeirão das Neves de hoje? Qual a Neves você quer?

Olá amigos do portal RibeiraoDasNeves.net!

Quem nunca fez esse exercício pessoal? Traçar metas, objetivos, fazer projeções, tirar um tempo para preparação, tudo pensando em um futuro promissor. São ações que parecem simples, mas podem ajudar muito no nosso dia a dia. Contribuir para que tenhamos um direcionamento e sigamos em busca dele.

Esse tipo de atitude também pode ser utilizada quando pensamos na nossa cidade. A população pode, em algum momento, parar para fazer uma avaliação mais criteriosa do cenário municipal e tudo o que o envolve. Você já parou para pensar "Qual a Ribeirão das Neves quer?" e já refletiu "Como é a Neves de hoje?". Questões que se bem analisadas poderão nos ajudar muito nessa missão de planejamento local.

A grande insatisfação popular, recente, com o novo sistema de transporte me fez ampliar esse horizonte para outras áreas, trazendo à tona mais questionamentos importantes. Não seria esse o caminho a tomarmos com relação a outras demandas e áreas sociais?

Como está a situação da saúde em nosso município? Como queríamos que ela fosse? Temos médicos suficientes no hospital, PSFs e Upas?

Também podemos estender essa análise para a área da educação.

Temos creches para todas as crianças? Existem vagas disponíveis para todos os alunos? Os critérios para a escolha de diretores nas escolas são os mais justos?

E sobre as indústrias? Em um país com mais de 13 milhões de desempregados, como tem sido a geração de oportunidades profissionais aos nossos moradores? Estão sendo criadas novas vagas de emprego em Neves?

Sobre a mobilidade urbana, o assunto já foi de certa forma abordado nas últimas colunas, e teve como foco os problemas no novo sistema de transporte. Entretanto, ainda existem uma grande quantidade de questões que afetam diretamente no cotidiano da população.

Assim como traçamos metas para nossas vidas, é importante também fazermos essa avaliação da cidade em que vivemos. Mas não basta apenas avaliar e questionar, cabe ao cidadão pesquisar melhor quais são as principais ferramentas de participação popular. Quanto mais informados e cientes dos seus direitos, maior a capacidade dos moradores de lutarem e conquistarem possíveis soluções para os problemas que envolvem a cidade.

No momento em que os moradores de Ribeirão das Neves se derem conta da real importância que exercem na sociedade e iniciarem essas reflexões, avaliações e estudos, certamente teremos mais pessoas capazes de reivindicar e podermos utilizar dessa força para promover mudanças significativas. Somente dessa forma, teremos condições de enxergar e entender melhor a Neves do passado para planejar e construir uma Neves melhor no futuro!!

Fico por aqui. Volto em breve!! Até a próxima!!

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno