All for Joomla All for Webmasters

O emprego formal acabou?

Estamos em pleno século XXI, era da tecnologia, das redes sociais, da robótica, da inteligência artificial. Várias relações entre as pessoas estão mudando, relação também com as coisas não são as mesmas, e claro que a relação de trabalho não ficaria de fora.

Há muito tempo que as grandes indústrias não conseguem absorver a mão de obra disponível no mercado de trabalho. Reflexo disto são salários baixos, necessidade de qualificação técnica/intelectual, aumento do desemprego, flexibilização nas relações trabalhistas.

Diante desta faceta mundial como devemos nos comportar e como vamos resolver o problema social do desemprego? Não existe solução mágica, muito menos varinha de condão. O que sabemos é que quem mais emprega hoje em dia é o pequeno empreendedor. Estudos revelam que o comércio e pequenos negócios empregam mais de 60% do emprego que conhecemos hoje.

Isto exige uma mudança de mentalidade da população. Isto mesmo, não teremos mais o emprego como nossos pais conheceram na década de 50. Não adianta fazer o melhor currículo, não adianta mais apenas está matriculado a uma universidade, ou a um curso técnico, hoje o mercado requer competências que vão além do que fomos treinados em nossa formação que ainda deixa muito a desejar, falo pelo meu curso de Administração na Puc Minas, curso este que foi mais de 80% teórico e pouco mais de 15% prático, algo que não é mais possível de aceitar em pleno século XXI.

Recentemente auxiliei em um recrutamento para uma franquia que não tinha salário fixo e nem carteira assinada, renda totalmente variável e com flexibilidade de horário de trabalho. Pasmem, apenas 15% que responderam à chamada de oferta de emprego compareceram para o treinamento. A pergunta que não quer calar: as pessoas realmente querem um trabalho ou só querem um emprego que garanta os direitos da lei trabalhista? Ressalto que não sou contra aos direitos, mas esta relação mudou tanto aqui quanto no mundo inteiro.

Esta reflexão vale para que você amplie sua visão quanto ao futuro do trabalho, o futuro do dinheiro, o futuro da aposentadoria e de como você irá sobreviver a toda esta evolução que passamos dia após dia.

Drops de Sabedoria

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno