Desde o último domingo, dia 21, os relógios dos consumidores das regiões Sul, Sudeste e do Centro-Oeste, além do estado do Tocantins, foram adiantados em 1 hora. O famoso “Horário de Verão” não é consenso na população. Há os que amam e os que o odeiam. No entanto, não há o que fazer uma vez que esta determinação vem do governo federal e vale para todos nós por gerar uma enorme economia aos cofres públicos. O Horário de Verão vigorará até o dia 17 de fevereiro de 2013.
Ocorre que existem atitudes que ajudam a economizar na conta de luz principalmente quando são feitos junto com o horário de verão. A primeira atitude econômica é aproveitar o maior tempo de luminosidade abrindo janelas, cortinas e persianas, adiando o horário de acender as lâmpadas de casa. No caso do consumidor que quiser ler um livro ou precisar estudar, a dica é usar a iluminação dirigida (spots) que, de acordo com a Eletrobrás, torna o ambiente mais agradável e gera economia.
O chuveiro elétrico é um dos grandes vilões do consumo de energia. Segundo dados da Eletrobrás, o aparelho responde por cerca de 24% da conta de luz de uma residência. Com as temperaturas mais altas, coloque a chave na posição verão e evite usá-lo entre 18h e 21h, a medida pode significar uma economia na casa dos 30% em relação ao uso do chuveiro no modo inverno.
Outras dicas para evitar o desperdício: se você desligar o chuveiro enquanto ensaboa o corpo e o cabelo, isso reduzirá o consumo de energia (no caso de chuveiro elétrico) ou de gás (quando o sistema for a gás) e também de água; ao utilizar o ferro, passe de uma só vez o maior número de peças possível e deixe o aparelho na temperatura indicada pelo fabricante para cada tipo de tecido; troque as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes, as quais gastam 60% menos energia.
Fique atento e exija sempre que seus direitos sejam respeitados!