Páscoa (do hebraico Pessach, significa passagem) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade depois do Natal. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo três dias depois da sua morte por crucificação na Sexta-Feira Santa.
No entanto, hoje em dia sempre que pensamos em Páscoa lembramos de consumir “peixes” e “chocolates”. Portanto, o consumidor precisa estar atento aos detalhes de cada produto para que faça um consumo correto e consciente.
Antes de consumir produtos como peixes e afins, é imprescindível que o consumidor observe as condições de higiene, armazenamento e acondicionamento destes. O peixe fresco tem guelras vermelhas, olhos salientes e brilhantes, corpo rijo e as escamas não devem se desprender com facilidade. Caso seja industrializado, é imprescindível verificar as informações do rótulo e prazo de validade dos peixes e frutos do mar.
Para os chocolates o cuidado deve ser o mesmo. As informações expostas na embalagens devem ser claras sobre os ingredientes e prazo de validade, tanto do ovo de chocolate como dos chocolates e bombons que recheiam os ovos. Estes cuidados são importantes para que o consumidor evite problemas de saúde causadas por intoxicações alimentares ou problemas para pessoas com restrições alimentares.
Caso encontre alguma irregularidade nos estabelecimentos, com relação a falta de higiene ou mau armazenamento, ou nos alimentos comercializados, como por exemplo data de validade vencida, o consumidor deverá procurar o órgão de vigilância sanitária de Ribeirão das Neves para esclarecimentos e denúncias.
Fique atento e exija sempre que seus direitos sejam respeitados!