All for Joomla All for Webmasters

Em tempos de pandemia, solidariedade

Como a Neves Jr, empresa de consultoria dos cursos do IFMG de Ribeirão das Neves, desenvolveu um conjunto de ações solidárias para incentivar o comércio local, o emprego e a renda

Diante do cenário de Pandemia provocado pela COVID-19, muitos empreendimentos tiveram que se reinventar, transferindo suas atividades para o ambiente virtual, seja na parte operacional de entregas em delivery ou atividades online, seja na parte administrativa via home-office.

As empresas estão passando por um dilema de difícil solução, continuar com suas atividades em pleno funcionamento, sem ter reservas ou capital de giro, vendo as despesas se manterem, porém sem perspectiva alguma de geração de caixa. Para agravar a situação e tornar este cenário ainda mais dramático, tem-se o problema do desemprego e da falta de renda disponível da população.

Diante deste cenário desafiador, foi preciso estabelecer ações estratégicas e criativas para contribuir com os empreendedores em processo de readaptação e possibilitar o acesso a oportunidades de vagas de trabalho disponíveis as pessoas que estão buscando inserção no mundo de trabalho.

A partir da leitura dos resultados da pesquisa “Geomapeamento de Neves”, executada pra atender os requisitos do Trabalho de Conclusão de Curso, de uma aluna de curso de Pós-Graduação, percebe-se que o desemprego em Ribeirão das Neves, nas atuais circunstâncias, atingiu cerca de 24% das pessoas economicamente ativas, o que piora o quadro de pandemia no município e aumenta a demanda por programas para auxiliar empreendedores e pessoas em busca de emprego.

Segundo o Diretor de Projetos da Neves Jr, Empresa Júnior de Consultoria dos Cursos do IFMG, Campus Ribeirão das Neves, o aluno do Curso de Administração Lenon Yuri Silva, “posto esta situação dramática, a Neves Jr buscou criar dois grandes programas, que envolvem uma série de ações, o primeiro Espaço do Empreendedor e o segundo Espaço do Trabalhador: emprego e renda”.

O primeiro Programa, Espaço do Empreendedor, tem como objetivo “desenvolver ações que possam auxiliar os empreendedores da cidade, sendo eles formais ou informais, a conduzirem seus negócios no período de pandemia, possibilitando visibilidade das marcas e das empresas, publicidade de seus produtos e serviços na busca da efetivação de vendas e obtenção de informações que possam auxiliar na gestão dos seus negócios”, afirmou a Diretora de Marketing da Neves Jr., a aluna do Curso de Administração, Camila Ambrósio Santana.

A primeira ação desenvolvida no Programa Espaço do Empreendedor foi a Campanha Compre em Casa. Esta campanha visou dar visibilidade as marcas, aos produtos e serviços e alavancar vendas dos negócios tocados por empreendedores nevenses que entregassem seus produtos via delivery ou por meio de tele-entrega, além da oferta dos serviços de forma online.

Para a Diretora de Administração da Neves Jr., a aluna do curso de administração, Letícia Faria, a Campanha Compre em Casa foi um sucesso, pois os resultados atingidos foram consideráveis, tanto pelos números gerados, quanto pela satisfação plena dos empreendedores beneficiados.

A campanha teve duração de 12 dias (de 27/03 até 12/04) e atingiu cerca de 21.500 pessoas nas visualizações, com, aproximadamente, 3.200 envolvimentos. A média de pessoas atingidas nas visualizações, por dia, foi de 1.787 e, por empresa, foi de 794. Foram atendidos, de forma gratuita, 27 empreendedores dos segmentos de comércio e serviços, distribuídos nos seguintes tipos de negócios: hamburgueria, açaí, marmitex, produtos de crochê, bares, produtos de chocolate e páscoa, salgados, gelados, perfilados de aço, produtos de bem estar e máscaras para proteção ao COVID-19, serviços de bem estar, tele-entrega, tele-gás, mecânica e cursos de idiomas.

Para medir a efetividade da Campanha Compre em Casa, a Neves Jr realizou uma pesquisa de opinião e satisfação junto aos empreendedores que participaram da campanha.

Dessa forma, a partir das opiniões dos empreendedores, chegamos as seguintes considerações:

  • As empresas conheceram a campanha por indicação, facebook, instagram e whatsApp, sendo destaque a indicação;
  • As empresas participaram da campanha por três motivos: a) aumento do conhecimento da marca da empresa; b) aumento da visibilidade dos produtos/serviços ofertados; e c) aumento das vendas;
  • Até o momento da pesquisa, o conjunto de empresas reconheceu que em duas situações ocorreram aumentos: I) no conhecimento da marca da empresa; e II) na visibilidade dos produtos/serviços ofertados. Vale ressaltar que, as empresas reconheceram que ocorreram vendas em função da campanha, porém ainda não haviam mensurado o impacto dessas vendas no volume dos negócios;
  • As empresas informaram que, no transcorrer da campanha, os clientes fizeram contato utilizando whatsApp, celular e instagram, com destaque para o whatsApp;
  • Após a campanha, as empresas admitiram que o whatsApp e o instagram foram as redes sociais que apresentaram maiores aumentos de acessos;
  • A estratégia de veicular a campanha pelo Facebook, Instagram e WhatsApp, foi aprovada pelas empresas;
  • Em relação ao material visual adotado na campanha, as empresas estão satisfeitas ou totalmente satisfeitas.

Um fato importante foi que durante a vigência da Campanha Compre em Casa, a Neves Jr recebeu, de forma espontânea, o reconhecimento da página do Facebook chamada Neves Indica como um dos empreendimentos que mais ajudam os empreendedores de Ribeirão das Neves.

Foram recebidos, também, de forma espontânea, depoimentos dos empreendedores, dos quais se destacam:

  • Agradeço a neves consultoria júnior por essa iniciativa de divulgar gratuitamente, nós empresários e também os autônomos do município. Parabéns pela iniciativa em meio a tormenta!” (Mila Mendes, proprietária da Emagrecendo com a Mila)
  • Obrigada novamente. A União faz a força!” (Joelmir Morais, Proprietário da Perfilados Monteverde)
  • Parabéns pela iniciativa! Somos gratos pela força de vocês!” (Diego Viana, Proprietário do Root’s Beer)
  • Bom Dia Amigos! Muito obrigado pelo apoio” (Wemerson, Administrador Regional do aplicativo Mais Delivery)

A Campanha Compre em Casa me trouxe outra visão acerca do empreendedorismo na cidade de Ribeirão das Neves, porque aproximou de fato os membros da Neves Jr da realidade do trabalhador nevense que empreende, mostrando a Empresa Júnior sua tarefa social enquanto empresa de consultoria e como projeto de extensão de uma universidade pública que deve atender às demandas sociais e ajudar aqueles que mais precisam da nossa solidariedade em tempo de crise”, concluiu o Diretor Presidente da Neves Jr, o aluno do Curso de Administração, Júnio Cruz.

A segunda ação a ser implementada dentro do Programa Espaço do Empreendedor, será a divulgação de uma cartilha, produzida pela Neves Jr, esclarecendo ponto a ponto o Programa Emergencial de Suporte aos Empregos.

Na sequência será produzido, também, um vídeo para explicar com mais detalhes os pontos já apresentados na cartilha. Nesse sentido, será proporcionado um melhor atendimento aos empreendedores que demandam informações sobre como acessar o financiamento da folha de pagamento de pequenas e médias empresas.

O segundo Programa, Espaço do Trabalhador: emprego e renda, foi criado com o objetivo de oportunizar aos trabalhadores nevenses desempregados, acesso a processos seletivos de vagas de empregos, dando destaque a juventude, uma vez que a atual taxa de desemprego na cidade atingiu 24% da população economicamente ativa (este dado foi aqui apresentado em seção anterior). Um segundo objetivo deste programa, foi o de ajudar pessoas da cidade com dificuldades, limitações, restrições ou mesmo impossibilidade de acesso à tecnologia (smartphones, computadores e internet) para se cadastrarem e receberem o Auxílio Financeiro Emergencial de enfrentamento a pandemia do COVID-19, instituído pelo Governo Federal e aprovado pelo Congresso.

Neste sentido, a primeira ação do Programa foi a Divulgação de Processos Seletivos para Empregos, Estágios e Bolsistas. Assim, foram divulgados nas redes sociais 3 (três) editais: 1) EBSERH; 2) AEDAS; e 3) Programa de Jovem Aprendiz dos Correios. A partir desta ação de divulgação, as pessoas desempregadas passaram a ter oportunidade de conhecer os processos seletivos, inscrever-se e disputar uma vaga, com possibilidade de inserção ou reinserção no mundo de trabalho.

Esta primeira ação de divulgação teve duração de 19 dias (de 02/04 até 20/04). Pode-se considerar que o número de pessoas atingidas pelas visualizações, cerca de 14.500, foi considerável. A taxa de envolvimento foi da ordem de 12%, com um volume de aproximadamente 1.700 pessoas envolvidas. A média de visualizações das publicações por dia foi de 763 e por edital foi de 4.833. O volume de visualizações pode ser explicado pela alta taxa de desemprego (24%), aqui apresentada, e pela ânsia da tão sonhada vaga de emprego.

A segunda ação foi a divulgação do Auxílio Emergencial para o Trabalhador Informal, Desempregado e Beneficiários de Programas Sociais feito pelo Governo Federal. Esta ação foi estruturada em três etapas:

  1. Publicação de um post contendo um tutorial orientando as pessoas a como fazer corretamente o cadastro no aplicativo e habilitar-se para receber o auxílio;
  2. Publicação de um post contendo de um segundo post com o do calendário de pagamentos do auxílio;
  3. A partir das publicações dos posts, iniciou-se uma “Corrente do Bem”, através de compartilhamento de vídeos produzidos pelos Diretores da Neves Jr. Os vídeos foram utilizados como testemunhais, no sentido de sensibilizar e incentivar outras pessoas a ajudarem aqueles que necessitam do auxílio financeiro, porém não tem acesso ou possuí algum problema com a questão a tecnológica.
    Esta segunda ação teve duração de 5 dias (de 15/04 até 19/04). Durante o período de divulgação foram atingidas pelas visualizações, cerca de 1.725 pessoas. A taxa de envolvimento foi da ordem de 16%, com um volume de aproximadamente 280 pessoas envolvidas. Vale destacar que, essa taxa de envolvimento, foi a maior de todas as ações de divulgação. A média de visualizações das publicações por dia foi de 345 e por publicação foi de 863.

Por fim, o atual tutor da Neves Jr, Professor Márcio Rosa Portes, afirma que, “seguiremos nossa filosofia da qualidade na entrega de resultados efetivos para a sociedade, como os aqui apresentados, com compromisso social e solidário, de uma Instituição Pública de Educação Tecnológica e Profissional, com ou sem a contingência de crise”. Continuando, “daremos sequência na realização de programas e ações que contribuam para o desenvolvimento local, valorizando o empreendedor e fortalecendo a geração de trabalho e renda”.

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno