Nos últimos dias 18 a 25 de setembro, nossa cidade celebrou, com pompa não antes vista, a Semana Nacional do Trânsito. Acredito que o munícipe tenha se sentido orgulhoso, afinal, não é todo dia que se vêem ações de importância real por aqui.
Por causa dessa escassez é que ouvimos, constantemente, comentários, na maioria das vezes negativos, quanto à precariedade da mobilidade urbana em Ribeirão das Neves.
O bom cidadão nevense certamente procura reagir a esses achacamentos, mas os mais sensatos logo se dão conta de que, diante das imposições do contexto e da realidade dos fatos levantados, esboçar qualquer reação em contrário fica cada vez mais difícil.
Pense, por exemplo, no fato de haver um estacionamento irregular que obriga o pedestre a trafegar em meio aos carros, localizado em frente ao centro do governo municipal, sob as barbas do profeta. Em apenas um ano nossa frota de carros aumenta na ordem de milhares e milhares, sem, no entanto, que seja realizada sequer uma adequação física nas vias da cidade a fim de suportar esse acréscimo. Na verdade, as muitas benfeitorias nesse sentido que foram realizadas recentemente ficaram por conta de programas do governo federal, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e, em grande parte, nas vias secundárias como as avenidas Maranhão e Pernambuco no Sevilha B.
O cidadão mais atento perceberá facilmente que, assim como em outros aspectos, a melhora das condições de mobilidade urbana municipal não vai muito bem, para ser razoável. Em nossa cidade inexistem adequações que facilitem, ou melhor, que ao menos possibilitem o tráfego de deficientes de qualquer ordem. As calçadas da principal via de ligação entre a prefeitura municipal e o centro topográfico da cidade não podem sequer serem consideradas péssimas. A pavimentação asfáltica, quando existe, está em situação de abandono, principalmente depois que a taxa de conservação, a ser paga pelas empresas de transporte público municipal, foi cortada pela metade sob a generosa bênção de nossa Câmara Municipal.
Essas são apenas algumas razões para que você esteja atento. Escolha com cuidado aqueles a quem você entregará seu precioso voto. Há sempre aqueles que somente querem se apoderar dessa ferramenta fenomenal para, assim, satisfazerem seus gananciosos e egoístas desejos de grandeza megalomaníaca. Não se deixe levar por belas palavras, reaja.