All for Joomla All for Webmasters

Aniversário da cidade

"É na forma de imagens que a cidade ganha uma existência concreta na memória de seus habitantes e visitantes. Mas, é também  a partir de suas relações com as contradições sociais, com o passado que a memória não esqueceu ou com os conflitos e harmonias que fazem o presente."

Ao completar no dia 12 de dezembro, 59 anos de Emancipação Política, Ribeirão das Neves pode comemorar os avanços ocorridos  em áreas importantes como saúde , assistência social, segurança pública e educação. O município conta hoje com duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), duas Unidades do SAMU e o Programa Saúde da Família (PSF), que atende muitas pessoas em todas as cinco Regiões Sanitárias do município, cresceu e melhorou o atendimento. Viabiliza vários programas de Assistência Social, amparando crianças, jovens, adultos, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade social. Conta também com um policiamento mais ostensivo e mais segurança com a vinda do 40º Batalhão de Polícia Militar de  Minas Gerais. Avançou ainda ao investir em  saneamento básico e infraestrutura, melhorando a  vida dos moradores. Vale lembrar que, alguns bairros  contemplados, os moradores conviviam com muita poeira, lama e enchentes, há mais de 30 anos. Além disso, é visível o crescimento do comércio, o que dá mais opções de compra para o cidadão e ele pode se deslocar dentro da própria cidade, diminuindo o seu tempo de ir e  vir.

Assim, ainda que a cidade tenha muito a conquistar para melhorar e universalizar a qualidade dos serviços prestados à população,  é preciso reconhecer e pontuar que, de fato, o município avançou. Por isso, comemorar o seu aniversário com um olhar positivo e otimista, é acreditar que dias melhores virão. É vislumbrar, que, definitivamente, Ribeirão das Neves, colocou o pé no desenvolvimento, deixando para trás o atraso econômico e social, diminuindo a injustiça social.

Essa afirmação advém da constatação que, nos últimos anos, o município vivenciou momentos históricos, recebendo em seu chão o Presidente da República, senadores, deputados  e demais personalidades do mundo político e empresarial. Esses fatos confirmam que Ribeirão das Neves é uma carta importante dentro do jogo político. Afinal, são 175 mil eleitores e, por isso, as verbas vindas dos governos federal e estadual não são de graça.

Vale pontuar também que, mesmo vivendo às carências e contradições de um município que cresceu desordenadamente sem nenhuma infraestrutura que justificasse esse crescimento, e, por isso, as consequências são desastrosas,: miséria, desemprego, analfabetismo, violência e trabalhadores desenformados e sofridos, a eleição da petista Daniela Corrêa mostrou que os eleitores de Ribeirão das Neves  reconheceram que o Partido dos Trabalhadores ( PT) ainda é o partido dos lascados e invisíveis que começaram a discutir política. Que o PT ainda é um partido de raiz popular e, portanto, engloba pessoas que sonham com um Brasil diferente e, porque não, uma Ribeirão das Neves melhor: mais justa e solidária. Por isso, mesmo que pessoas chaves do partido tenham cometido irregularidades inaceitáveis, o certo é que o Mensalão não é maior que a causa do que o PT representa. Ele representa aqueles que vêm do abandono e da marginalidade.

Vale pontuar ainda que, ao apostar na eleição de Daniela Corrêa, os eleitores de Ribeirão das Neves estão, quem sabe, inaugurando um novo tempo para o município, abrindo espaço para os movimentos sociais e também promovendo uma relação mais participativa com o Poder Público e com os vários segmentos da sociedade nevense.

Que os parabéns ao município, que coloca depois de 20 anos, uma mulher novamente no Poder Executivo, se estenda também Daniela Corrêa, que teve uma expressiva votação.  Que ela tenha a sabedoria, competência e ação para encarar e vencer os desafios e  melhorar a qualidade de vida dos mais de 300 mil habitantes de Ribeirão das Neves, dando-lhes também voz e oportunidades de estarem junto à Administração. Não se pode esquecer que o município que tem um dos mais baixos Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), do Estado de Minas Gerais, que tem um transporte coletivo precário, desumano e, mesmo assim, trabalhadores são obrigados a transitar por uma LMG 806, perigosa e abandonada. De um município que sofre há décadas com o estigma de "cidade dos presídios".

Mas, misturada ao parabéns e ao otimismo, está a cobrança, pois espera-se que a futura prefeita de Ribeirão das Neves tenha a nobreza e a inteligência de continuar o que de bom já existe na cidade, aprimorando os planejamentos de acordo com às necessidades das comunidades. Que ela traga também mais visibilidade às coisas boas do município, que tem um povo hospitaleiro, que invista na cultura, nos artistas e no cidadão comum, na cultura, no lazer, "porque a gente não quer só comida", e na memória da cidade.

Que você, Daniela, não faça do município só um palanque político, onde os moradores têm que bater palmas a cada inauguração. Que todos tenham  a oportunidade de discutir o espaço da cidade, pois um projeto do espaço urbano em todas as suas formas, é pensar na qualidade de vida dos moradores. Vale lembrar que é por meio da imagem, que se pode vislumbrar o futuro que queremos: uma Ribeirão das Neves melhor daqui a quatro anos.

Bem-vinda, Daniela Corrêa!

 

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno