Ser visto, ser referência, ser elogiado, ser parabenizado. Estes e outros adjetivos são sempre bem-vindos principalmente quando faz menção a nós mesmos. Soa bem aos ouvidos. Já experimentou quando alguém chega pra dizer algo importante pra nós, mesmo que seja algo simples ou que em princípio não quer dizer muita coisa, mas quando se fala a nós, percebemos o quanto ficamos felizes por simplesmente sermos notados? Assim acontece com todos. Portanto, não diferentemente acontece com o que amamos, seja a família, a escola, os amigos, o bairro, a cidade...
Não sei se acontece assim com você! Estou dirigindo estas palavras a pessoas como eu. Que queremos e esperamos que tudo e todos possamos daqui pra frente ouvir elogios e palavras de bênçãos a nossa cidade. Acaso, não ficamos constrangidos ou chateados quando alguém de fora do nosso município (ou daqui mesmo), nos aborda com a seguinte pergunta, ou mesmo exclamando com o ar de deboche: Você mora em Ribeirão das Neves? Aquela cidade onde só tem presídios?
E o que respondemos? E o que temos a responder?
É evidente que ninguém aceita ser atingido em uma debilidade. Mas a verdade é que não temos muitas razões a defender. Sabe por quê? Porque infelizmente não são todas as pessoas que têm o mesmo objetivo. Este objetivo é contribuir para que tenhamos uma cidade onde possamos ter liberdade e ter respeito. Outro dia, estava na porta da minha casa tapando um buraco na rua calçada com um restante de concreto que havia sobrado de um piso que estava fazendo, quando passou um vizinho e chamou minha atenção dizendo: “Você está trabalhando para a prefeitura? Isso é serviço deles!”. Respondi no mesmo tom: “A Prefeitura é cada morador”!
Pois se cada um fizer ou fizesse a sua parte, com certeza, a diferença seria enorme.
Levanto a bandeira de que cada um pode contribuir de alguma forma e crer que o amanhã será melhor do que hoje. Torço tanto para que a nossa cidade seja um lugar onde todos nós possamos nos orgulhar. É sermos patriotas em nossa própria cidade. Não apenas vestir a camisa, é também suá-la. É o não criticar e sim participar e contribuir.
Então meus caros amigos e cidadãos desta cidade, sei que é difícil enfrentar as dificuldades e os problemas encontrados diariamente, mas façamos a nossa parte. Que nós possamos ser exemplos para aqueles que hoje nos difamam, para que amanhã eles possam nos elogiar, nos parabenizar pela cidade que um dia, em breve, assim eu creio, Ribeirão das Neves será.
Abraço em todos!