“A história da cidade onde a mata virou rio e a névoa virou santa”, peça que conta em formato de cordel a história de Ribeirão das Neves será apresentada gratuitamente neste sábado, 3 de agosto, na Praça Central da cidade.
A peça é híbrida em sua composição, pois é um espetáculo de rua que traz como dramaturgia a Literatura de Cordel. Este trabalho conta, através das rimas da Literatura de Cordel e da corporeidade precisa de suas jovens atrizes e atores, um recorte da história de Ribeirão das Neves. O espetáculo é um passeio pelos caminhos que deram origem à cidade, dando vida às personagens que são parte dessa história, oferecendo ao público um novo olhar sobre o município. Criado de forma coletiva e colaborativa, o espetáculo se concebe a partir do desejo de conhecer mais sobre a cidade e também modificar nossa forma de olhar para o território, reconhecendo nele suas competências.
A apresentação da peça, será às 17h, e é um convite para as pessoas conhecerem um pouco mais sobre a cidade em que vivem, de um modo muito divertido. A peça tem classificação livre.
Mais informações:
A peça teatral foi concebida em 2015 pela Tríade Companhia de Teatro e executada em 2016, com recursos do primeiro edital de incentivo à cultura, publicado no município de Ribeirão das Neves, destinado para a produção e concepção de trabalhos que contemplassem o Patrimônio Cultural de Ribeirão das Neves. Após a primeira temporada em 2016, em setembro do mesmo ano, o espetáculo foi selecionado à participar do XII Encuentro de Teatro de Achupallas “Cerros de Cultura” ETACC 2016, que foi realizado entre os dias 20 a 26 de novembro de 2016, na cidade de Viña del Mar, no Chile. O “Encuentro” oportunizou ao grupo teatral alcançar voos maiores, rompendo fronteiras sociais já pré-estabelecidas no cotidiano dos jovens atores e atrizes moradores de periferia: a oportunidade de somar na desconstrução de olhares viciados a estigmas marcados na história da cidade de Ribeirão das Neves.
Em 2023, a peça foi aprovada na lei Paulo Gustavo no âmbito municipal, com uma nova temporada do espetáculo circulando as três regionais de Ribeirão das Neves.
Ficha Técnica
Ana Clara - Atriz
Alexandre Ribeiro - Ator
Glenda Bastos (Tríade Companhia de Teatro) - Direção
Lívia Bento - Atriz
Marlon Andrade - Ator