All for Joomla All for Webmasters

Polícia Civil prende em Ribeirão das Neves suspeito de comandar quadrilha de estelionatários

A Polícia Civil prendeu, nesta segunda-feira (15), em Ribeirão das Neves, um homem suspeito de comandar uma quadrilha de estelionato que fazia compras com o cartão de crédito das vítimas. Frederico Dione Pereira Bitencourt, de 27 anos, possui extensa ficha criminal e já foi preso oito vezes pelo mesmo tipo de crime.

O delegado José Olegário de Oliveira, que conduziu as investigações, revelou como o golpe era aplicado. "Começa com uma ligação ao cliente, de uma pessoa se passando por funcionário do banco, dizendo que seu cartão está usado para realizar uma compra com um valor bem acima do habitual. Ela é orientada a fazer o bloqueio do cartão e realizar uma ligação para o número 0800, que está no verso do mesmo. Ao fazer essa ligação, a vítima é orientada a cortá-lo ao meio e colocá-lo em um envelope. O falso funcionário do banco pede a senha, e fala que, por segurança, um motoboy irá buscar o cartão. O que o cliente não sabe é que, com o cartão cortado ao meio, o chip permanece intacto, e é possível realizar diversas transações", ressaltou.

Ainda segundo o delegado, as vítimas são enganadas a partir do momento em que ligam para o número do seu cartão e faz um alerta. "Quando as pessoas ligam para o 0800 do cartão, os suspeitos utilizam um aplicativo que trava a linha telefônica, e a ligação na verdade cai em uma central dos suspeitos que aplicam o golpe. É nesse sentido que a PCMG orienta as pessoas que receberem uma possível ligação do banco a realizarem a ligação de retorno de uma outra linha distinta daquela que recebeu a ligação", destacou.

Na residência do investigado, foram apreendidos diversos objetos como videogame, telefones celulares, impressora e computadores, adquiridos recentemente, possivelmente através da prática criminosa, bem como foram localizados cartões de crédito de possíveis vítimas, máquinas de cartão de crédito, possíveis documentos utilizados de forma fraudulenta e uma motocicleta usada no crime.

O suspeito vai responder pelos crimes de estelionato e associação criminosa. Um segundo suspeito, Jonatan Rodrigues de Oliveira, está com foragido.

0
0
0
s2smodern

bg contorno